O Embaixador da República da Índia, Puneet Roy Kundal, foi recebido pelo Presidente da CIP, Armindo Monteiro, numa visita de cortesia que teve como principal mote a celebração dos 50 anos de relações diplomáticas entre Portugal e a Índia. Acompanhado pelo Primeiro Secretário Ronnie E. Spurgeon, o Embaixador, que se encontra em Portugal desde setembro de 2024, abordou com a CIP – Confederação Empresarial de Portugal diversas oportunidades de cooperação económica entre os dois países.
A reunião reforçou a vontade mútua de aprofundar os laços económicos e explorar novas oportunidades de cooperação entre Portugal e a Índia, num momento crucial para o fortalecimento das relações comerciais bilaterais.
Durante o encontro, que contou também com a presença de Rafael Alves Rocha, Diretor-Geral da CIP, e Ivan Meneses, da Direção de Relações Internacionais da CIP, foram discutidos temas estratégicos como a necessidade de mão-de-obra qualificada e a imigração, a importância da conclusão das negociações do Acordo de Comércio Livre entre a União Europeia e a Índia, o ambiente de negócios e investimento entre ambos os países e o futuro das relações económicas bilaterais.
A reunião permitiu explorar diversas áreas de interesse para o investimento português na Índia, como a construção de infraestruturas e as energias renováveis, bem como a atração de investimento indiano para Portugal em setores como o automóvel e o têxtil.
A CIP destacou a necessidade de concluir as negociações do Acordo UE-Índia, considerando que, apesar dos desafios, um acordo limitado, mas com acesso substancial ao mercado, será preferível à ausência de qualquer acordo.
Outro ponto em destaque na reunião foi a possibilidade da organização de um evento empresarial aquando da visita oficial da Presidente da República da Índia, Draupadi Murmu, a Portugal, prevista para abril de 2025. A iniciativa poderia constituir uma excelente oportunidade para reforçar as relações comerciais e fomentar novas parcerias entre empresas portuguesas e indianas.
A Índia é uma das economias emergentes mais dinâmicas do mundo, contando com uma população de 1,44 mil milhões de pessoas e um PIB a preços de mercado de 3.298 mil milhões de euros (2023). O país tem registado um forte crescimento económico e um papel crescente na política e comércio internacionais. O desenvolvimento da sua economia resulta da diversificação industrial, dos avanços no setor agrícola e do crescimento dos serviços financeiros e tecnológicos.
Em 2023, foi o 40.º maior destino das exportações portuguesas de bens, com uma quota de 0,21%, e ocupou a 14.ª posição no ranking das importações, representando 1,04% do total. Os principais produtos exportados por Portugal foram máquinas e aparelhos (20,3%), metais comuns (18,7%), pastas celulósicas e papel (14,0%), produtos químicos (11,6%) e minerais e minérios (10,1%). Já as importações provenientes da Índia foram dominadas por matérias têxteis (23,2%), metais comuns (15,4%), produtos químicos (15,1%), combustíveis minerais (9,0%) e plásticos e borracha (8,0%).

