O Diretor-Geral da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, Rafael Alves Rocha, participou no passado dia 23 de janeiro de 2025 numa Missão Empresarial a Marrocos, organizada pela AICEP. O evento, realizado em Rabat, teve como objetivo promover a criação de parcerias entre empresas portuguesas e marroquinas no âmbito dos grandes projetos a desenvolver para o Campeonato do Mundo de Futebol de 2030.
A missão contou com uma sessão plenária onde diversas entidades apresentaram os projetos de infraestrutura e desenvolvimento urbano associados à organização do evento desportivo. Em paralelo, foram promovidas reuniões B2B entre empresas portuguesas e marroquinas, com a mediação da Confédération Général des Entreprises du Maroc (CGEM).
Durante a sua intervenção, Rafael Alves Rocha destacou os laços geográficos, históricos e culturais que unem Portugal e Marrocos, reforçando a importância de aprofundar as relações económicas e comerciais entre os dois países e enfatizou as oportunidades económicas criadas pela coorganização do Campeonato do Mundo. Sublinhou ainda o potencial das parcerias regionais para impulsionar a cooperação económica entre a Europa e o continente africano, num contexto de crescentes desafios geoestratégicos.
A missão empresarial contou com a participação de cerca de meia centena de empresas, entre as quais as associadas da CIP SONAE, ABIMOTA, RANGEL, MOTA-ENGIL e ACIB, refletindo o interesse do setor empresarial português em contribuir para os investimentos de grande escala que estarão na base da organização do Mundial 2030.
A CIP continua assim a reforçar o seu compromisso na promoção de parcerias empresariais e na internacionalização das empresas portuguesas, contribuindo ativamente para a dinamização da economia nacional e para a consolidação de relações estratégicas com mercados de elevado potencial.

