A CIP – Confederação Empresarial de Portugal participou no 1.º Fórum Empresarial Ibero-África Canárias (IBAFCAN), realizado a 20 e 21 de novembro de 2024 em Las Palmas, Gran Canária. O evento, organizado pela CEOE – Confederação Espanhola de Organizações Empresariais e pelo Governo das Canárias, teve como objetivo promover a cooperação económica entre a Península Ibérica, África e América Latina.

O Fórum reuniu representantes de Portugal, Espanha, África e instituições empresariais da Colômbia e do Brasil. Entre os temas em destaque estiveram as oportunidades de investimento, a transição verde e a conectividade económica, com o objetivo de reforçar as parcerias estratégicas entre estas regiões.

A CIP foi representada por Rafael Alves Rocha, Diretor Geral, e por Ivan Meneses, da Diretoria Relações Internacionais. Durante a sessão de abertura, Rafael Alves Rocha ressaltou a relevância do evento para o fortalecimento das relações econômicas com a África, apontando a necessidade de estabelecer parcerias estratégicas em setores-chave. Lembrou a importância das empresas, ao impulsionar a economia e estimular o crescimento e desenvolvimento dos países e também destacou o papel de Portugal e Espanha como pontes entre o continente africano e o resto do mundo, especialmente em um contexto de tensões comerciais globais, nomeadamente com os Estados Unidos da América e com a China.

Ivan Meneses foi orador no painel “Investimento e Financiamento em África: Novos Instrumentos de Investimento”, abordando a importância de repensar a arquitetura financeira internacional para facilitar o investimento em África. Chamou a atenção para a necessidade de superar o estigma de «alto risco» e defendeu abordagens mais adaptadas às diversas realidades do continente, promovendo acordos de comércio e investimento que impulsionem a integração económica.

Para além deste painel sobre Investimento, o Fórum contou com um programa diversificado, que incluiu painéis sobre temas estratégicos como Indústria, Tecnologia e Inovação, onde se discutiu o papel da inovação no desenvolvimento económico, Energia e Água, abordando a transições verde e azul para um crescimento sustentável em África, Conectividade e Mobilidade, explorando soluções para os desafios logísticos no continente africano, e Diálogo sobre Internacionalização entre África e América Latina, que destacou sinergias entre as duas regiões.

Paralelamente, foram promovidas sessões de networking e reuniões bilaterais, facilitando o estabelecimento de parcerias empresariais concretas.

A participação da CIP no IBAFCAN reflete o seu compromisso em reforçar os laços económicos com África e com os parceiros latino-americanos. Este evento surge no âmbito de uma colaboração institucional entre a CIP e a CEOE, marcando um passo significativo para a cooperação entre as comunidades empresariais das regiões.

Galeria de fotografias