Em resposta a mais um desafio imposto pela pandemia, e devido à resiliência e capacidade logística do setor, os distribuidores farmacêuticos de serviço completo já distribuíram aproximadamente 100 mil autotestes COVID-19 às farmácias comunitárias em todo o país.
A ADIFA – Associação de Distribuidores Farmacêuticos representa o setor e é um dos mais recentes novos associados da CIP..

Na sequência do alargamento da estratégia nacional de testes ao SARS-Cov-2, permitindo a utilização pelos cidadãos de testes rápidos de antigénio ao novo coronavírus (autotestes), os distribuidores farmacêuticos de serviço completo estão empenhados na célere e eficiente disponibilização dos autotestes às farmácias comunitárias e, por conseguinte, às populações.

No âmbito da sua missão de saúde pública, o setor tem vindo a dar resposta diariamente às diferentes necessidades, contribuindo para um acesso adequado a equipamentos de proteção individual, álcool gel, autotestes em todo o país, para além do abastecimento contínuo dos mais variados medicamentos, dispositivos médicos e restantes tecnologias de saúde.