Entre 1 e 3 de outubro decorreu a Assembleia das PME, organizada pela Comissão Europeia, que agrupou um conjunto de eventos relacionados com a promoção da competitividade das PME e onde a CIP esteve presente.

A Comissão Europeia divulgou o relatório anual da análise do desempenho das PME e as fichas informativas do Small Business Act (SBA) por cada Estado Membro, entre os quais Portugal (versão em português e em inglês).

No painel da Conferência das PME dedicado à revisão do Small Business Act, o “SME Envoy” da União Europeia, Daniel Calleja introduziu o tema que foi comentado pelas representantes europeias das PME, a Presidente da UEAPME, Gunilla Almgren e a Presidente do Comité PME e Empreendedorismo da BUSINESSEUROPE, Marta Marti. Na sua intervenção, Marta Marti focou os pontos essenciais na política das PME – acesso ao financiamento, encargos administrativos, acesso aos mercados e desenvolvimento de qualificações.

Decorreu a cerimónia de entrega dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial, onde o projecto da empresa portuguesa AMS – Star Paper ganhou o prémio na categoria  “Apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência dos recursos” e o projecto português “DO IT – Ideas of Portuguese Origin” da Fundação Calouste Gulbenkian em parceria com o MNE ganharam uma menção honrosa.