A Representação da Comissão Europeia em Portugal e o Banco Europeu de Investimento (BEI) realizaram uma conferência-seminário sobre o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos no passado dia 26 de fevereiro, no Centro Cultural de Belém, no âmbito da promoção do Plano de Investimento para a Europa. A conferência destinou-se em particular a explicar as características e funcionamento do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos. As apresentações dos oradores encontram-se disponíveis aqui, no site da Representação da Comissão.

Relembramos que caso pretendam apresentar uma proposta de projecto poderão contactar:

  • O seu ponto de contacto no Banco Europeu de Investimento, caso sejam já clientes;
  • Caso sejam novos clientes, o Escritório de Representação do Banco em Lisboa, na Av. da Liberdade 190; 1250-147 Lisboa; Tel. +351 21 342 8989; email: lisbon@eib.org; ou European Investment Bank, Lending Department for Portugal and Spain in Luxembourg; 98-100, Boulevard Konrad Adenauer; L-2950 Luxembourg; Tel. +352 4379-1; +352 437704; www.eib.org; email: info@eib.org.

 

ENQUADRAMENTO

O Plano de Investimento para a Europa tem três objectivos: eliminar os obstáculos ao investimento mediante o aprofundamento do mercado único, proporcionar visibilidade e assistência técnica aos projectos de investimento e utilizar de forma mais inteligente os recursos financeiros novos e já existentes. Segundo as estimativas da Comissão Europeia, o Plano de Investimento tem potencial para acrescentar ao PIB da UE entre 330 e 410 mil milhões de euros e criar entre 1 e 1,3 milhões de novos postos de trabalho nos próximos anos.

No site do Plano de Investimento para a Europa, pode encontrar:

Como parte do Plano de Investimento, a Comissão criou o Portal Europeu de Projectos de Investimento (PEPI), que funciona como plataforma para que os responsáveis por projectos com origem nos Estados-membros possam contactar com potenciais investidores a nível mundial. Neste Portal, encontrará um formulário de candidatura, que pode preencher e entregar com os dados sobre o seu projecto. Para mais informações sobre como preencher o formulário e efectuar uma candidatura através deste Portal, consulte as “Orientações para o preenchimento do formulário de candidatura de um projecto PEPI”, documento elaborado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal.

A Comissão, em parceria com o BEI, publicou uma brochura com o objectivo de auxiliar as autoridades locais e os promotores de projectos a tirar pleno partido da possibilidade de combinar o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE) e os Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI). Este documento, que apresenta resumidamente as combinações possíveis do FEIE com os FEEI, tanto ao nível de projectos como através de instrumentos financeiros, será enriquecido com informações extraídas da experiência adquirida em casos concretos e das reacções das partes interessadas.

Consulte também: