A reunião do Conselho Geral da CIP, de 5 de janeiro de 2014, dedicada ao tema “Assuntos Europeus e o papel da CIP”, contou com as intervenções do Embaixador de Portugal junto da União Europeia – Domingos Fezas Vital, a diretora das Relações Internacionais da BUSINESSEUROPE – Luísa Santos e o representante da CIP no Conselho Económico e Social (CESE) Europeu – Gonçalo Lobo Xavier.

A intervenção do primeiro orador versou sobre “As prioridades nacionais para 2014-2019”. Após uma breve referência ao aprofundamento do grau de interdependência dos países pela necessidade de responder de forma integrada às dificuldades geradas pela crise mundial, realçou como áreas de intervenção prioritárias o mercado único de energia, o mercado único digital, a inovação tecnológica e o comércio internacional.

A segunda oradora debruçou-se sobre “As prioridades da BUSINESSEUROPE e a sua metodologia de atuação” e realçou como prioridades: (1) o reforço da política industrial – sua competitividade, enquadramento e coordenação com as restantes políticas europeias; (2) o acesso ao financiamento; (3) o desenvolvimento do mercado interno; (4)a inovação; (5) a energia e o clima; (6) o comércio internacional e (7) o mercado laboral e social.

Na terceira intervenção, que versou sobre o tema “O Conselho Económico e Social: atuação e programa”, foi exposto o seu trabalho como conselheiro em representação da CIP no CESE.