Braga e Leiria promoveram recentemente as respetivas sessões públicas de apresentação do projeto Regeneração Urbana – Um Novo Impulso e da ação piloto que se concretizará em cada uma destas cidades.

A sessão de Braga teve lugar no dia 7 de outubro, e apresentou à população de Braga esta iniciativa conjunta da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, da Câmara Municipal de Braga, da AIMINHO – Associação Industrial do Minho e da Universidade do Minho que pretende encontrar soluções sustentáveis de regeneração urbana para uma área de 56 hectares no centro da cidade, entre a Avenida Central e a base do Monte Picoto.
Este projeto contará com o envolvimento da população e dos empresários locais, convidados a intervir através de uma auscultação pública. Segue-se um concurso de ideias destinado aos alunos da Universidade do Minho e um concurso público internacional para arquitetos profissionais que atribuirá aos três primeiros classificados prémios de, respetivamente, 12.500, 5.000 e 2.500 euros.

Conheça aqui o programa da sessão e aqui a intervenção do Presidente da CIP, António Saraiva.

A sessão pública de Leiria foi no dia 28 de outubro e apresentou a iniciativa conjunta da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, da Câmara Municipal de Leiria, da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria e o do Instituto Politécnico de Leiria que pretende promover o debate em torno da regeneração urbana da cidade e encontrar soluções e investidores para zonas piloto estratégicas definidas pelos quatro parceiros do projeto. Foi com vista a regenerar estas zonas que foram lançados nesta sessão três concursos de ideias dirigidos à população, estudantes e especialistas. Este último tem já um prémio definido: cinco mil euros para o vencedor.

Conheça aqui o programa da sessão.

 

Sessão Pública de Braga
(imagens gentilmente cedidas pela Câmara Municipal de Braga)

 

Sessão Pública de Leiria
(imagens gentilmente cedidas pela Câmara Municipal de Leiria)