A CIP – Confederação Empresarial de Portugal recebeu, em Lisboa, a 4 de setembro de 2024, uma delegação do Parlamento da Noruega, numa reunião decorrente do apoio financeiro dos EEA Grants à primeira edição do Projeto Promova realizada em 2019.
Participaram na reunião dez membros do Parlamento da Noruega, com destaque para Trine Sundnes, Chefe da delegação norueguesa, bem como Sandra Ribeiro, Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), Rafael Alves Rocha, Diretor-Geral da CIP, Isabel Cardoso, Coordenadora do Projeto Promova, e Armanda Mealha, participante do Projeto Promova e Diretora Executiva da Microsoft.
Durante o encontro foi sublinhada a importância de manter projetos como o Promova na agenda empresarial, não só pelos resultados positivos alcançados, como pelos reais impactos que estas iniciativas têm na vida das participantes.
Embora os números mostrem que a disparidade de género nas empresas está mais equilibrada, ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar a igualdade, especialmente em cargos de liderança. Trine Sundnes destacou a necessidade de alinhar esforços para assegurar que estas questões sejam abordadas de maneira eficaz e integrada, com uma perspetiva cada vez mais global.
O testemunho de Armanda Mealha, participante do Projeto Promova, destacou de forma clara o impacto transformador da iniciativa: “O projeto teve um efeito profundo no meu desenvolvimento profissional e pessoal”, tendo contribuído para o crescimento da sua equipa e, de forma mais ampla, enriquecendo a sua vida.
O Fundo EEA Grants é um mecanismo financeiro, criado pela Noruega, Islândia e Liechtenstein, que tem como objetivo promover a coesão e reduzir as disparidades sociais e económicas na União Europeia.