A CIP – Confederação Empresarial de Portugal procura contribuir de forma ativa para o progresso da economia nacional promovendo e associando-se a iniciativas que partilhem igual desígnio. É por esta razão que vos damos a conhecer a iniciativa “Prémio Nova Geração |15”, um concurso de ideias que visa distinguir as melhores propostas para o Futuro da Indústria – Ideias para a Modernização da Indústria Portuguesa.

Esta iniciativa, desenvolvida pela Siemens com o nosso apoio, vem no seguimento do projeto “Engenharia Made in Portugal”, que tem como objetivo estimular a formação na área da Engenharia. Através deste projeto, que se iniciou em 2013 com a assinatura de um protocolo entre a Siemens, o Ministério da Economia e o Ministério da Educação, foram disponibilizados materiais formativos (kits de automação, licenças de software, assim como a formação dos docentes relativa à utilização dos programas e equipamentos) a diversas instituições permitindo aos alunos das mesmas uma melhor formação prática, que lhes facilita a integração no mercado de trabalho.

É com estes equipamentos e nas escolas abrangidas que o “Prémio Nova Geração |15” está a ser amplamente promovido. Para participar basta que os alunos desenvolvam projetos que promovam o crescimento da indústria nacional.

Para os alunos vencedores a Siemens disponibiliza estágios profissionais, com um período passado na Alemanha. Os professores ganham uma viagem à maior feira de indústria do Mundo, em Hannover. Por último, as instituições de ensino que registem mais candidaturas ganham kits de automação tão importantes para o aperfeiçoamento e melhoramento dos métodos de ensino.

Convidamo-lo desde já a aceder ao site www.siemens.pt/premionovageracao para conhecer em detalhe esta iniciativa, que tem ainda como parceiros a Ordem dos Engenheiros e a COTEC.