A CIP – Confederação Empresarial de Portugal e a Representação da Comissão Europeia em Portugal organizaram no dia 28 de novembro o workshop Plano de Investimento para a Europa: Que Oportunidades para a Economia Portuguesa?, um evento que juntou no Porto cerca de sessenta empresários.

Durante a sessão foi apresentado o Plano de Investimento para a Europa, também conhecido como Plano Juncker, incluindo as perspetivas futuras, foram abordados os aspetos técnicos e financeiros do Plano Europeu de Investimento, tendo sido apresentado em detalhe a estrutura e funcionamento do Fundo Europeu de Investimentos Estratégicos (EFSI) e o Portal Europeu de Projetos de Investimento, e foi explicado, em termos práticos, como podem as empresas tirar partido do Fundo Europeu de Investimentos Estratégicos e quais os serviços e potencialidades do Pólo Europeu de Aconselhamento ao Investimento para os promotores de projetos. Para tal contou com a participação de dois representantes da Comissão Europeia, Catarina Dantas Machado e Giorgio Chiarion-Casoni, e de dois representantes do Banco Europeu de Investimento (BEI), Kim Kreilgaard e Joaquim da Costa Pedroso. A abertura da sessão foi feita por Rafael Campos Pereira, Vice-Presidente da CIP, e a dinamização dos trabalhos por Pedro Capucho, Diretor do Departamento de Assuntos Económicos da CIP.

As empresas que demonstraram interesse, puderam reunir, no final da sessão, com os peritos envolvidos na preparação e acompanhamento de candidaturas, para avaliar da elegibilidade dos seus projetos.