A Representação da Comissão Europeia em Portugal e a CIP – Confederação Empresarial de Portugal organizam, no dia 28 de novembro de 2016, o workshop Plano de Investimento para a Europa: Que Oportunidades para a Economia Portuguesa?. O evento realiza-se no Edifício de Serviços da AEP, em Leça da Palmeira, Porto, das 14:30 às 18:00 horas.

O workshop abordará temáticas como o Plano de Investimento para a Europa, o Fundo Europeu de Investimentos Estratégicos (EFSI), o Portal Europeu de Projetos de Investimento ou o Banco Europeu de Investimento (BEI) como parceiro estratégico da Comissão Europeia no Plano de Investimento para a Europa. Para tal conta com a participação de representantes da Comissão Europeia, do Banco Europeu de Investimento (BEI) e da Confederação Empresarial de Portugal (CIP).

A participação no evento é gratuita, mas de inscrição obrigatória (capacidade limitada). Deverá efetuar a sua inscrição através do formulário disponível em aqui até ao dia 25 de novembro.

As empresas com interesse em avaliar da elegibilidade dos seus projetos para financiamento ao abrigo do FEIE, podem ainda solicitar uma reunião bilateral com os peritos envolvidos na preparação e acompanhamento de candidaturas, no final do evento (preencher campo especifico no formulário de inscrição).

inscricoes

Programa

14h30                   Registo Participantes

15h00                   Abertura
                             Rafael Campos Pereira, Vice-Presidente da CIP

15h15                   Plano de Investimento para a Europa: origem, resultados e perspetivas futuras
                             Catarina Machado, European Semester Officer, Representação da Comissão Europeia em Portugal
                             Será feita uma Introdução e apresentação geral do Plano de Investimento para a Europa, conhecido como o Plano Juncker, incluindo as perspetivas futuras
                             Introduction and general presentation of the Investment Plan for Europe (IPE), also known as the Juncker Plan, including development prospects

15h30                   Fundo Europeu de Investimentos Estratégicos (EFSI) e Portal Europeu de Projetos de Investimento: Como funcionam? Que oportunidades para as empresas?
                             Giorgio Chiarion-Casoni, Head of Unit of Directorate General Economic and Financial Affairs on Climate change and infrastructure policies and Alternate member of the European Fund for Strategic Investments (EFSI)’s Steering Board
                             Nesta apresentação serão abordados os aspetos técnicos e financeiros do Plano Europeu de Investimento, sendo apresentado em detalhe a estrutura e funcionamento do Fundo Europeu de Investimentos Estratégicos (EFSI) e o Portal Europeu de Projetos de Investimento
                             Detailed technical and financial aspects of the IPE, including the structure and functioning  of European Fund for Strategic Investments (EFSI) and the European Investment Project Portal (EIPP)

16h15                   Coffee break

16h30                   Banco Europeu de Investimento (BEI): parceiro estratégico da Comissão Europeia no Plano de Investimento para a Europa. Como preparar um projeto para o EFSI e apresentar uma candidatura ao BEI?
                              Kim KREILGAARD, Chefe  do Escritório de Representação do Banco Europeu de Investimento em Portugal
                              Nesta apresentação será explicado em termos práticos, como podem as empresas tirar partido do Fundo Europeu de Investimentos Estratégicos e quais os serviços e potencialidades do Pólo Europeu de Aconselhamento ao Investimento para os promotores de projetos
                              How to take advantage from the EFSI and services and opportunities offered by the European Investment Advisory Hub (EIAH)

17h00                   Debate e exemplos de projetos (a confirmar)

18: 00                   Fim

POISE_PT2020_FSE_Bom