Os Presidentes das Organizações Empresariais Ibero-Americanas reuniram-se a 19 de abril no âmbito da XIII Reunião Empresarial Ibero-Americana, organizada pela SEGIB – Secretaria Geral Ibero-Americana, pelo CEIB – Conselho de Empresários Ibero-americanos e pela CEA – Confederação Empresarial de Andorra. O Presidente da CIP, António saraiva, participou nesta reunião.

Nesta reunião, realizada à margem da XXVII Cimeira Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo, os Presidentes das Organizações Empresariais Ibero-Americanas tornaram público um manifesto de compromissos renovados com a Agenda 2030 para a prosperidade, inclusão e sustentabilidade da Região.

Os líderes empresariais comprometeram-se a promover o desenvolvimento diante da recuperação económica, do crescimento, da criação de valor e do bem-estar da sociedade.  Defenderam uma dupla transformação: digital e sustentável, tendo em conta que o mundo enfrenta uma dupla disrupção: ecológica e tecnológica.

Nesse sentido, o setor privado destacou a importância do desenvolvimento sustentável, das mudanças climáticas e da proteção ambiental; apostar na digitalização, o motor da mudança social e económica deste século; e inovação, um fator-chave para garantir uma Ibero-América mais próspera, inclusiva e sustentável.

Consideraram ainda essencial optar pela colaboração público-privada como a forma mais eficiente de avançar e colaborar na conceção e planeamento de políticas públicas, marcos regulatórios e regulamentos. Também mostraram seu compromisso com a transparência, a governança pacífica e a democracia participativa.