João Gomes Esteves, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da CIP, foi agraciado no passado dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, com a Medalha de Ouro do Ministério da Saúde por Serviços Distintos, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Saúde, Paulo Macedo.

Médico Veterinário de formação, João Gomes Esteves dedicou grande parte da sua carreira à indústria farmacêutica, tendo trabalhado 25 anos no Grupo Merck Sharp & Dome, grande parte do tempo como Diretor-Geral.

Paralelamente, desenvolveu atividade na APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, para onde entrou em meados da década de oitenta, e da qual é atualmente Presidente da Mesa da Assembleia Geral, tendo sido anteriormente Presidente da Direcção nos períodos de 1991-1993 e 1998-2006. Neste cargo, promoveu um conjunto de actividades que se reflectiram na estabilidade e prestígio do sector, das quais se destacam a realização de Protocolos com o Governo, destinados a promover a sustentabilidade financeira do SNS, as parcerias estratégicas com Universidades, instituições Científicas e Associações de Doentes, a reformulação dos Códigos Deontológicos com as Ordens dos Médicos, dos Farmacêuticos e dos Médicos Veterinários.

Mas a sua intervenção na vida associativa não se esgotou na área da Indústria Farmacêutica, repartindo-se antes por diversas Instituições de âmbito profissional, de solidariedade, empresariais, universitárias e científicas, como a Ordem dos Médicos Veterinários, a Fundação AFID DIFERENÇA, Fundação de Solidariedade Social, a Fundação AIP, a AIP-CCI – Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria ou o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa.

Internacionalmente, integrou as Direções da EFPIA – European Federation of Pharmaceutical Industries Associations e da IFPMA – Internacional Federation of Pharmaceutical Manufactures & Associations.

Em 1994 chega à CIP – Confederação da Indústria Portuguesa, primeiro como Diretor e depois como Vice-Presidente. Nesta qualidade, representou a CIP, entre 2001 e 2014, junto da BUSINESSEUROPE, a Confederação das Empresas Europeias.

Hoje, preside à Mesa da Assembleia Geral da CIP e presidiu, em 2010, à comissão instaladora da nova CIP – Confederação Empresarial de Portugal.