Fundos e Programas Europeus

Oportunidades para as empresas

9. Horizonte Europa

O Horizonte Europa constitui a principal iniciativa da UE destinada a apoiar a investigação e inovação  (I&I), desde a conceção inicial até à comercialização, e complementa os financiamentos nacionais e regionais. O Horizonte Europa é o programa que dá continuação ao programa da UE, Horizonte 2020, no novo QFP 2021-27.

A implementação do Horizonte Europa será coordenada pela Direção-Geral de Investigação da Comissão Europeia – DG RTD, na sequência dos anteriores programas-quadros europeus de investigação e inovação.

No caso de Portugal, a coordenação e divulgação da estratégia de reforço da participação nacional neste programa é feita através da Rede PERIN (Portugal in Europe Research and Innovation Network). Esta rede inclui as principais agências financiadoras e promotoras, designadamente a FCT, a ANI, a AICIB, a PT Space, a Agência ERASMUS e a DGES, em estreita articulação com os gabinetes de promoção dos programas europeus nas instituições académicas e de investigação, assim como em empresas, associações empresariais e centros de incubação de empresas e instituições de interface.

O Horizonte Europa será organizado em programas de trabalho que anunciam as áreas específicas de pesquisa e inovação que serão financiadas. Os convites à apresentação de propostas estarão acessíveis através do portal único de financiamento. Cada call irá fornecer informações precisas sobre as questões que devem ser abordadas nas propostas. 

Estrutura geral

Portal Único de Financiamento

  • Neste sítio web, poderá encontrar as oportunidades em aberto.
  •  

Montante

  • NGEU – 5,4 mil M€, em forma de subvenções
  • QFP 2021-27 – 90,1 mil M€, em forma de subvenções
  •  

Acesso das empresas

  • Direto

Documentação associada