António Saraiva e Gonçalo Lobo Xavier, membro do Comité Económico e Social Europeu reuniram, no passado dia 8 de outubro, com o Presidente do Comité Económico e Social Europeu, Henry Malosse, no âmbito da sua visita a Portugal. A CIP deu conta ao CESE do compromisso e da visão dos empresários portugueses relativamente aos desafios de Portugal e da Europa no que diz respeito ao crescimento e emprego.

Tendo como principais prioridades do seu mandato a convergência entre as instituições e os cidadãos, o emprego (especialmente o emprego juvenil) e a reindustrialização da Europa, Henry Malosse, de nacionalidade francesa, tem sido um grande defensor do empreendedorismo jovem como motor do crescimento.
A reunião teve lugar nas instalações da CIP, em Lisboa, e seguiu-se um jantar informal onde foram discutidos os temas centrais do crescimento europeu e em particular a importância de um mercado único da energia em que as empresas europeias tenham acesso a preços de energia competitivos, as perspectivas do TTIP – Transatlantic Trade and Investment Partnership para a Europa e para os EUA, os desafios da nova Comissão Europeia liderada por Jean-Claude Juncker em geral e, em particular, do novo Comissário português, Carlos Moedas.
Este encontro foi uma oportunidade para reforçar as ligações já existentes entre a CIP e o CESE e para explorar uma visão europeia para o crescimento sustentado.