O Comité de Assuntos Industriais da BusinessEurope reuniu no dia 28 de junho, em Bruxelas, e a CIP fez-se representar por Manuela Gameiro, do Departamento de Assuntos Económicos.

Os assuntos tratados incidiram sobre a área da energia e foi transmitida a informação relevante ao Conselho Estratégico Nacional de Energia da CIP que se reuniu no dia seguinte.

Um dos pontos da agenda foi a revisão da “Diretiva das Renováveis” (Diretiva 2009/28/CE, de 23 de abril), prevista para dezembro do corrente ano. Para o debate foi convidada a Chefe da Unidade Renováveis e CCS (Carbon Capture and Storage), da DG Energia da Comissão Europeia, Paula Abreu Marques. A proposta, ainda em preparação, prevê que a meta de incorporação de energias renováveis no consumo final de energia seja, no mínimo, de 27% em 2030. Esta meta passará a ser a nível da UE e não por país e não haverá metas setoriais (ex: transportes).

Outro assunto debatido foi a revisão do CELE (Comércio Europeu de Licenças de Emissão) pós-2020. A BusinessEurope irá organizar um importante evento sobre este assunto no Parlamento Europeu (data indicativa: 11 de outubro) e está a ser preparado um questionário a enviar às empresas sobre o impacto do preço do carbono nas suas decisões de investimento.

Nesta reunião terminou o mandato do Presidente do Comité, Peter Köhler, indicado pela BDI (Confederação Alemã, área económica) a quem foi transmitido o muito apreço pela forma como conduziu os trabalhos. A fotografia de grupo com os membros das confederações nacionais fica como recordação.

IMG_2772