No âmbito da promoção da internacionalização das empresas portuguesas, é importante conhecer os mercados internacionais e, também, as suas dificuldades e barreiras.

É neste contexto que a CIP, envolvendo todas as suas associadas, está a lançar um Observatório sobre o Mercado Único Europeu (MUE), tendo por objetivo último contribuir para melhorar o acesso das empresas portuguesas ao maior mercado de destino das nossas exportações, designadamente através da identificação e análise dos problemas e barreiras enfrentados, visando a sua resolução.

Um dos primeiros passos desta iniciativa corresponde ao lançamento de um Inquérito dirigido às empresas que operam neste mercado que, numa primeira fase, cobrirá as operações de exportação de produtos e serviços.

O objetivo é não só identificar problemas / barreiras que, através de um contacto posterior com a empresa possam ser adequadamente encaminhados, mas também aproveitar a oportunidade para sensibilizar as empresas para a disponibilidade das várias instituições / plataformas que prestam apoio na área da informação e resolução de problemas no MUE, designadamente o SOLVIT e a rede Enterprise Europe Network, que inclui como pontos de contacto em Portugal, algumas associadas da CIP.

Por outro lado, os resultados deste inquérito, o qual se prevê lançar regularmente, constituirão um acervo de informação importante para as associações empresariais poderem intervir junto das autoridades nacionais e comunitárias sobre o funcionamento do MUE. Esta informação sobre os problemas e barreiras é também importante para ser analisada no âmbito do diálogo bilateral com as congéneres europeias.

Trata-se de um inquérito que fundamentalmente lista um conjunto de barreiras arrumadas por tipo de áreas – normas técnicas, procedimentos administrativos e fiscais, embalagens, mercados públicos, transportes, comércio eletrónico, etc., ajudando as empresas a identificarem rapidamente os problemas / barreiras que enfrentam neste mercado, sendo fácil o seu preenchimento. É também questionado o conhecimento sobre as fontes de informação e de apoio sobre o MUE.

A CIP convida todas as empresas que exportam ou tentaram exportar para o Mercado Único Europeu a preencher este inquérito até ao próximo dia 17 de abril.

Pode visualizar o inquérito em versão icone_pdf

Esclarecimentos Adicionais – Paulo Rosa | 21 316 4700 | prosa@cip.org.pt