O Comité das Relações Internacionais reuniu no dia 27 de maio, tendo como principais pontos de agenda as relações bilaterais com os Estados Unidos (TTIP), Canadá e China.
Relativamente ao TTIP, representantes da Comissão Europeia forneceram informações sobre as negociações e sobre as perspetivas de curto prazo quanto a uma possível conclusão de um acordo que ainda se pretende abrangente e ambicioso. Foram sistematizadas as principais preocupações das federações, entre as quais a CIP, visando também a preparação da missão da BUSINESSEUROPE a Washington, liderada pela sua Presidente, de 6 a 8 de junho.
Foi debatida a urgência da ratificação do acordo comercial UE-Canadá (CETA), o qual prevê-se ser assinado pelo Conselho na cimeira de outubro em Bruxelas, seguindo-se a ratificação pelo Parlamento Europeu, após a qual o acordo pode provisoriamente entrar em vigor, prevendo-se para o início de 2017.
Relativamente à China, a questão do Estatuto de Economia de Mercado continua a ser a preocupação central. Após a consulta pública da Comissão Europeia, à qual a CIP e várias suas associadas responderam, prevê-se, para 20 de julho uma eventual decisão da Comissão. Foram debatidas as negociações em curso do Acordo de Investimento UE-China, designadamente sobre a última ronda que decorreu em Bruxelas no final de abril. Prevê-se a realização de uma cimeira política China-UE em Pequim em 12 e 13 de julho, em paralelo à qual será, em princípio, organizada uma cimeira empresarial pela BUSINESSEUROPE e pela CCIPT (China Council for the Promotion of International Trade).