A BUSINESSEUROPE organizou em 25 de maio, na sua sede em Bruxelas, um Seminário sobre as Cadeias de Valor Sustentáveis (CVS) que contou com a presença da Comissária Europeia para o Comércio Internacional, Cecilia Malmstrom. O programa incluiu o testemunho das experiências de grandes empresas privadas, tendo sido debatido a forma de como o comércio internacional poderá lidar com os desafios da gestão das cadeias de valor. O outro painel focou a interligação com as ações de Responsabilidade Social das Empresas (RSE), tendo contado com a contribuição de grandes empresas e de ONGs.
A principal mensagem do Diretor Geral da BUSINESSEUROPE incidiu sobre o facto de as empresas serem instrumentais ao tornarem as cadeias de valor globais mais sustentáveis e que neste contexto, o desafio é construir um modelo de negócio que seja competitivo, e que simultaneamente promova elevados padrões ambientais e sociais.
Este tema das CVS e da RSE foi introduzido na agenda da presidência holandesa do Conselho da EU. No contexto da participação de Portugal neste debate no Conselho, a CIP e suas associadas foram consultadas sobre esta temática a qual foi objeto de debate, juntamente com a DGAE do Ministério de Economia, na reunião do Grupo de Trabalho da CIP sobre Comércio Internacional de 18 de fevereiro. Consulte as conclusões do Conselho sobre a União Europeia e as Cadeias de Valor global responsáveis de 12 de maio de 2016.