A indústria de cimento nacional participa, através da ATIC – Associação Técnica da Indústria de Cimento, no SAFECEMENT – A 3D ANIMATION FOR PROMOTING HEALTHY WORKPLACES IN CEMENT QUARRYING AND PRODUCTION PLANTS, um projecto internacional co-financiado pela União Europeia no âmbito do Programa ERASMUS+ que visa promover a difusão de medidas de prevenção de riscos na indústria cimenteira através da disponibilização de uma ferramenta multimédia inovadora. Esta iniciativa pretende consciencializar os trabalhadores sobre os riscos da sua actividade e treiná-los de forma a prevenir acidentes.

O projecto incluiu, entre outros trabalhos, a análise da legislação em matéria de prevenção de riscos laborais nos países participantes, a compilação das boas práticas em termos de prevenção de riscos laborais das diferentes empresas cimenteiras europeias, a ferramenta multimédia de aprendizagem e a página web específica do projecto, através da qual se pode ter acesso a toda a informação do mesmo: www.safecement.com

Participam no projecto, para além da ATIC (Portugal), a FUNDACION CEMA (Espanha), o CTM – Centro Tecnologico del Marmol y la Piedra (Espanha), a CEMEX (Letónia) e a CHALMERS University of Technology (Suécia).

A ATIC, criada na década de 60 para promover uma melhor utilização do cimento, desenvolve hoje uma actividade de acompanhamento de processos legislativos que têm, directa ou indirectamente, impacto na indústria de cimento. Matérias como o Ambiente, a Energia, as Alterações Climáticas, a Sustentabilidade, a Qualidade, a Tecnologia, a Competitividade, a Fiscalidade, a Saúde e a Higiene e Segurança, constituem áreas de intervenção fundamentais.

Ao seu cariz técnico e científico, acresceram os aspectos institucionais e de representação da indústria cimenteira nacional, nomeadamente das suas três associadas, CIMPOR, SECIL e CMP, junto de entidades nacionais, europeias e internacionais.

A ATIC é associada da CIP – Confederação Empresarial de Portugal e participa em vários organismos aos níveis europeu e internacional, nomeadamente: CEMBUREAU – Associação Europeia de Cimento, CEN – Comité Europeu de Normalização, EUPAVE – Associação Europeia de Pavimentos em Betão e FICEM – Federação Interamericana de Cimento.

Desde 1988, é também, por delegação do Instituto Português da Qualidade (IPQ), o organismo nacional de normalização sectorial para os cimentos e betões.

atic_logo    1   2

3   4

6   7   8