Decorreu nos passados dias 23 a 25 de novembro em Bratislava a Assembleia anual das PME, uma iniciativa da Semana Europeia das PME da Comissão Europeia. A CIP, na qualidade de coordenador nacional por parte do setor privado, participou nesta Assembleia onde foram discutidas os vários fatores que condicionam o crescimento das PME. Neste contexto, um dos temas centrais abordado foi a necessidade de continuar a existir um programa europeu para as PME, – o Small Business Act – e como articulá-lo com a nova perspetiva da Comissão Europeia adotada dias antes com o lançamento da Iniciativa a favor das empresas em fase de arranque e em expansão (“Start-Up e Scale-Up Initiative”). , que se destina a apoiar as empresas europeias inovadoras, proporcionando-lhes todas as oportunidades para se tornarem líderes a nível mundial. É uma iniciativa que reúne todas as oportunidades que a UE já oferece, acrescentando um novo ênfase no investimento em capital de risco e na legislação em matéria de insolvência e tributação. A iniciativa aborda os principais obstáculos ao arranque ao desenvolvimento das empresas europeias, identificados numa recente consulta pública, à qual a CIP respondeu.

Tal como a CIP também já assinalou no seu website, Portugal, mais uma vez, recebeu o Prémio Europeu de Promoção Empresarial, agora com o projeto PME Líder do IAPMEI.

Cumpre também assinalar a divulgação do Relatório anual da Comissão Europeia sobre as PME Europeias, e os respetivos relatórios “SBA FactSheet” dos vários Estados Membros, entre os quais, Portugal