O Presidente da República condecorou hoje sete gestores e empresários, entre os quais António Saraiva, Presidente da CIP, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

No discurso que proferiu antes de impor as insígnias a António Saraiva, João Bento, João Manuel Resende Picoito, António Raposo de Lima, Adelino Silva Martins, José Ricardo Lopes Abrantes, Alberto Manuel Coutinho Henriques, Cavaco Silva homenageou não só os gestores e empresários em geral, considerando que foram estes os “verdadeiros heróis da recuperação da economia portuguesa”,mas também as empresas, porque são elas que investem “na modernização tecnológica e na inovação, são elas que exportam fazendo chegar os produtos portugueses a novos mercados, são elas que criam emprego”.

Na sua intervenção, o chefe de Estado destacou igualmente o papel do presidente da CIP no “diálogo social” e o seu empenho em contribuir para o entendimento entre os parceiros sociais e reconheceu que o tempo da globalização não é fácil para a vida de qualquer empresa, com a forte concorrência a obrigar a uma aposta permanente na inovação, no apoio aos clientes e na conquista de novos mercados.

Em nome dos sete homenageados, António Saraiva salientou que “num mundo de permanentes incertezas e num país nem sempre favorável à inovação e ao empreendedorismo, numa sociedade caracterizada por mais direitos que deveres, ser gestor e empresário constitui já em si um ato de coragem e de sã rebeldia”.
Aceda aqui ao discurso na íntegra.

António Saraiva e João Bento foram condecorados com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e João Manuel Resende Picoito com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Empresarial, classe do Mérito Industrial. António Raposo de Lima e Adelino Silva Martins foram distinguidos como comendadores da Ordem do Mérito Empresarial, classe do Mérito Comercial, João Ricardo Lopes Abrantes recebeu a insígnia de comendador da Ordem do Mérito Empresarial, classe do Mérito Industrial. Alberto Manuel Coutinho Henriques foi condecorado como oficial da Ordem do Mérito Empresarial, classe do Mérito Industrial.