A AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, constituída em 1986, exerce a sua atividade em prol da defesa das necessidades e interesses do tecido industrial, com uma preocupação permanente em articular a sua postura interventiva com a optimização de um modelo de organização capaz de preencher as lacunas evidenciadas pelas empresas da região, promovendo assim a produtividade e competitividade da economia nacional. Possui a sua sede na Zona Industrial de Taboeira, em Aveiro, mantendo-se o seu âmbito territorial coincidente com a área geográfica do distrito de Aveiro.

O seu tecido empresarial associado caracteriza-se por ser diversificado e altamente industrializado, constituído maioritariamente por PMEs, dos mais diversos sectores de actividade, sendo o de maior representatividade da indústria transformadora.

Com este intuito e em cumprimento da sua missão, aposta na prestação de serviços que satisfaçam as necessidades de representação, informação, apoio e acompanhamento técnico das empresas, promovendo igualmente o seu envolvimento nas atividades associativas desenvolvidas e a interlocução com as entidades públicas com competências em áreas relacionadas com o exercício da actividade empresarial.

A AIDA disponibiliza os seguintes serviços:

  • INFORMAÇÃO e CONSULTORIA TÉCNICA – com recursos internos e/ou a colaboração de Parceiros Estratégicos. A AIDA responde às necessidades e solicitações das empresas nos diversos domínios de actuação, designadamente ao nível dos sistemas de incentivo, linhas de crédito, ambiente, segurança e saúde no trabalho, licenciamento e propriedade industrial, marcação CE, qualidade.
  • APOIO JURÍDICO – dispõe de uma equipa técnica permanente e especializada, que acompanha as empresas associadas de forma personalizada nas mais diversas áreas do Direito.
  • APOIO À INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS – integra a Enterprise Europe Network desde 1991, rede de serviços que visa apoiar as empresas a inovar e a melhor competir no espaço europeu, sendo formada por mais de 550 pontos de contacto, espalhados por 42 países na Europa. Complementarmente, promove missões empresariais e missões inversas, matchmaking, estudos de mercado, prospeção de mercados emergentes, participação em feiras internacionais, sessões de apresentação de mercados, propiciando assim o incremento da internacionalização das empresas e o aumento das suas exportações.
  • EMPREENDEDORISMO – desde 2011 que a AIDA é credenciada como Entidade Prestadora de Apoio Técnico no âmbito do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego. Presta apoio técnico prévio à aprovação do apoio, objectivando o desenvolvimento de competências e a criação e estruturação do projecto relativo à concepção e elaboração de planos de investimento e de negócio. Presta igualmente apoio técnico nos 2 primeiros anos de atividade da empresa para consolidação do projecto.
  • APOIO AO DESENVOLVIMENTO LOCAL DE BASE RURAL – enquanto líder de dois consórcios, DLBC Rural Região de Aveiro Norte e DLBC Rural Região de Aveiro Sul, prepara e divulga avisos e analisa candidaturas às medidas disponíveis, promove acções de formação e workshops em áreas temáticas como a gestão simplificada para empresas de base local, produção agrícola em meio urbano, comercialização de produtos certificados.
  • FORMAÇÃO PROFISSIONAL – é entidade formadora certificada pela DGERT- Direcção Geral das Empresas e das Relações de Trabalho, merecendo os seus cursos o reconhecimento de entidades credíveis como a Autoridade para as Condições de Trabalho e o IEFP. Realiza diagnósticos de necessidades de formação, concepção e planeamento de intervenções formativas, elaboração de projetos de formação e avaliação de atividades formativas.
  • GIP – Gabinete de Inserção Profissional – apoia jovens e adultos desempregados na definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho, informa e acompanha as empresas sobre as medidas de apoio ao emprego em vigor, assim como ao nível do processo de adesão.
  • ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS – sobre diversas temáticas e em diferentes formatos (seminários, jantares-debate, encontros networking, fóruns empresariais).
  • ESTUDOS, PUBLICAÇÕES e informação da mais variada natureza, designadamente dados económicos, estatísticos e quadros regulamentares, tendo em vista apoiar as empresas em processos de decisão ao nível da gestão e intenção de investimento.

Ciente da importância em promover um espaço que reúna diversas entidades, de apoio directo e personalizado às empresas, a AIDA criou, em 2003, no seu edifício, a LOJA DO EMPRESÁRIO, que integra entidades como o IAPMEI, a Loja da Exportação, o 1.º Cartório de Competência Especializada de Aveiro e o INOV.

Em 2005, surgiu o Centro de Negócios da AIDA, que contempla espaços funcionais e capacitados, com todos os meios necessários à organização de eventos e exercício da actividade.

Complementarmente, e visando reforçar os laços de cooperação institucional e que promovam a aproximação entre empresas e demais agentes económicos de natureza pública ou privada, nacionais e estrangeiros, a AIDA possui distintos protocolos de cooperação formalizados, acumulando igualmente funções em algumas dessas organizações.

Promover o Bem-fazer da Região de Aveiro é e continuará a ser um dos propósitos da AIDA.

Veja as fotos do 5ª Fórum Empresarial da Região de Aveiro na galeria abaixo.