O mundo está a mudar rápida e profundamente, à medida que as alianças globais se alteram e o populismo cresce. O que estamos a testemunhar não é apenas outra era de mudança, mas uma mudança de era. As empresas querem fazer parte da solução e garantir que a Europa pode moldar esta nova era de acordo com os seus valores.

Hoje, a comunidade empresarial europeia apresenta a sua “Ambição para a União Europeia em 2030”. Neste documento, a BusinessEurope, organização que a CIP – Confederação Empresarial de Portugal integra, define o que é necessário para criar as condições certas para aumentar a competitividade e permitir que as empresas desempenhem o seu papel na sociedade.

 

O Presidente da BusinessEurope, Pierre Gattaz, declarou hoje:

“Em face das eleições europeias, a comunidade empresarial tem uma forte responsabilidade de falar, explicar porque a União Europeia é tão importante para o futuro das pessoas e dizer o que precisa ser feito para garantir que as coisas vão na direção certa.

As empresas são a espinha dorsal da estabilidade económica da Europa e da prosperidade dos cidadãos. Os empresários investem, criam empregos e fazem a economia crescer. O setor privado é responsável por 80% de todos os empregos na UE; as empresas da UE investiram quase 200 mil milhões de euros em investigação e desenvolvimento em 2016; em 2015, gastaram mais de 50 mil milhões de euros em formação profissional.

As empresas estão comprometidas em transformar os desafios económicos, sociais, tecnológicos e ambientais que estamos a enfrentar em oportunidades e em defender o nosso modo de vida europeu. Vamos, juntos, construir uma UE da qual nos possamos orgulhar. A ambição empresarial para a Europa em 2030 é construir uma União Europeia com oportunidades para todos”.

 

Para o Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva:

“As eleições europeias são oportunidade para discutir propostas para o futuro. Esta é uma ocasião de reafirmarmos, mais uma vez, o nosso compromisso para com a União Europeia e sublinhar que este é o espaço onde encontramos respostas comuns para desafios que são também comuns.

A CIP apontou já como prioridades o investimento numa Europa mais coesa e mais inovadora, a aposta na dimensão social como caminho para termos mais e melhor emprego, o aprofundamento da União Económico e Monetária e do Mercado Único, a definição e uma política comercial global ambiciosa e de uma estratégia industrial que tenha a competitividade no seu centro.

As empresas, como principais criadores de empregos e crescimento, têm um papel central a desempenhar no projeto europeu. Temos todos de ter a consciência de que este é um projeto comum, um processo contínuo com o objetivo claro de construir uma Europa próspera, forte, coesa e unida”.

 

As prioridades da CIP para a Europa podem ser encontradas aqui.