Secretária de Estado dos Assuntos Europeus analisa TTIP com membros do CESE

  Categoria: União Europeia

1280px-EESC_logo2.svg_mxc7dn

 

No passado dia 4 de abril, os membros portugueses do CESE – Comité Económico e Social Europeu, reuniram com Margarida Marques, Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, e o tema da reunião foi o TTIP – Transatlantic Trade and Investment Partnership.
Em cima da mesa esteve uma actualização do momento das negociações entre a Europa e os Estados Unidos e a posição dos parceiros sociais sobre a matéria.
A CIP esteve presente através do seu representante no CESE, Gonçalo Lobo Xavier, que apresentou a posição da Confederação e que apresentou vários exemplos das oportunidades e desafios que a indústria portuguesa enfrentará com o acordo.
A CIP e a indústria nacional entendem que o acordo será uma enorme oportunidade para a Europa e para Portugal mas foi também defendido que há questões que devem ser acauteladas pela Europa nas negociações.
As questões regulatórias, as “ajudas de Estado” por parte dos EUA, a burocracia associada aos processos da contratação pública (e o proteccionismo de alguns Estados), bem como a energia e o reequilíbrio dos mercados de matérias primas e energético foram alguns dos temas levantados pela CIP para reflexão e actuação.
Estiveram também presentes os representantes da CAP e da CGTP.
Esta foi a segunda reunião de trabalho que a Secretária de Estado Margarida Marques realizou com os membros do CESE numa cooperação que se saúda e se valoriza dado o trabalho que é efectuado pelos conselheiros em Bruxelas e que pode e deve ser potenciado.

Partilhar...Email this to someoneTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on LinkedIn