O Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, e a Secretária Geral, Carla Sequeira, estiveram no dia 14 de junho em Helsínquia, onde participaram do Conselho de Presidentes da BusinessEurope.

As relações entre a UE e a China foi um dos temas em destaque na reunião. A União Europeia precisa de tomar medidas no contexto relações UE-China. Não podemos ser ingénuos, mas tal não significa ser protecionista.

Foi referida a necessidade de explicar como as condições de concorrência entre a UE e a China são distorcidas devido ao carácter eminentemente estatal da economia chinesa. Por outro lado, temos também que agir de forma a garantir que os nossos produtos não estejam a competir com produtos chineses que não respeitam os mesmos padrões e as mesmas regras que as nossas empresas são obrigadas a seguir.

Não podemos afirmar que queremos proteger os padrões europeus e o ambiente, e depois permitir que produtos produzidos sem ter em consideração as nossas normas entrem no nosso mercado. As nossas empresas estão a ser prejudicadas, bem como as suas capacidades de expansão e para competir no mercado internacional.

É necessário existir uma vigilância eficaz do mercado da UE, que deve começar ao nível das fronteiras externas da União Europeia. A UE precisa de reforçar os seus instrumentos de defesa comercial para resolver questões como o dumping, a sobre-capacidade, os subsídios, e o acesso desigual ao mercado.

Para a CIP, esta é uma grande prioridade.

POISE_PT2020_FSE_Bom