O Presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, foi o orador convidado da 3ª edição da Conferência das Arribas, realizada dia 26 de Junho, com a presença de cerca de uma centena de empresários de Sintra.

Na sua intervenção, no almoço-debate, defendeu uma Confederação mais forte, em vez de existirem tantas confederações e associações locais e regionais. Lembrou que na Concertação Social existem quatro Confederações patronais a discutir com o governo e as duas centrais sindicais.

António Saraiva abordou a questão do Salário Mínimo Nacional e a “disponibilidade, em determinadas condições, de pudermos extravasar” o valor dos 600€ (previsto para 2019) nas negociações com o governo. Admitiu mesmo que muitas das empresas representadas pela CIP, que são cerca de 150 mil, “já pagam acima do valor do Salário Mínimo Nacional”.

Defendeu também a (re)qualificação dos recursos humanos das empresas, mas lamentou que nas verbas dos dois programas do Fundo Social Europeu destinadas a formação profissional, “a esmagadora fatia vá para a parte pública, só uma pequena parte vai para a parte privada”, ou seja, para as empresas e associações que têm centros de formação, como acontece no sector automóvel, têxtil ou metalo-mecânica.

O presidente da CIP abordou ainda a necessidade de novos mecanismos de financiamento, porque “a banca, aquela que opera em Portugal, não é parceiro”. Além dos erros do passado e do receio que existe, é preciso que “a banca tenha uma política de concessão de crédito” para apoiar a recapitalização das empresas.

Na altura do debate, os empresários questionaram o Presidente da CIP sobre os atrasos da justiça económica e a necessidade de criar condições para a entrada de trabalhadores estrangeiros em Portugal, e também sobre a qualificação dos empresários e a sucessão nas empresas familiares.

A Conferência das Arribas é uma organização da SPEAK GLOBAL, empresa de formação em comunicação, coaching e media training, em parceria com a Câmara Municipal de Sintra, Gabinete de Apoio Empresarial de Sintra e Arribas Sintra Hotel.