Óscar Gaspar, presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) foi eleito, no dia 07 de junho, membro da direcção da União Europeia de Hospitalização Privada (UEHP). Uma semana depois de dinamizar, em Lisboa, a II Cimeira Ibérica de Hospitais Privados, Óscar Gaspar foi cooptado para a direcção desta federação europeia, por unanimidade, em assembleia-geral que decorre em Bucareste, na Roménia.

«Esta eleição para a Direção da associação europeia dos hospitais privados é muito importante porque, por um lado, reconhece o trabalho realizado pelos hospitais privados em Portugal e, por outro lado, permite participar de forma mais ativa nas discussões sobre o enquadramento do setor da saúde na Europa. Para além das questões de cada país, há cada vez mais problemáticas a nível da União Europeia que nos convocam a todos para procurar soluções que garantam o acesso dos cidadãos europeus aos cuidados de saúde adequados», declarou Oscar Gaspar, após a sua nomeação.

A UEHP é uma federação que reúne 19 associações nacionais e que está focada na defesa dos hospitais independentes da Europa. Preconiza a equidade, a qualidade e a sustentabilidade dos sistemas de saúde através da liberdade de escolha do cidadão, da livre concorrência entre prestadores públicos e privados, da separação entre financiamento e prestação, da concorrência no domínio do financiamento, da definição de padrões europeus de normalização e regulação do sector. Visa o reconhecimento da crescente relevância dos hospitais privados na capacidade de resposta dos sistemas de saúde na Europa.