POLÍTICA INDUSTRIAL PARA O SÉCULO XXI – TORRES NOVAS

CIP16_Banner_TorresNovas

 Braga | Leiria | TORRES NOVAS | Loulé | Aveiro | Beja

Informações adicionais: eventos@cip.org.pt

Fotos gentilmente cedidas por NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém

Programa – 1 de junho – Torres Novas

16h45   Registo de participantes

17h00   Abertura
Maria Salomé Rafael, Presidente da NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém
António Saraiva, Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal

17h10   Reindustrialização, Politica Industrial para o século XXI e Indústria 4.0 – Intervenção
Luís Mira Amaral, Presidente do Conselho da Indústria Portuguesa da CIP

17h40   Aplicação do Portugal 2020 às empresas portuguesas: ponto de situação
Susana Loureiro, Sociedade Portuguesa de Inovação

18h00   Apresentação e assinatura do “Compromisso para o relançamento Industrial e Competitividade”
António Saraiva, Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal

18h30   Painel de Debate
Moderador: Maria Salomé Rafael, Presidente da NERSANT
Luís Alves Monteiro, Membro do Conselho da Indústria Portuguesa da CIP
Domingos Chambel, CEO daTRM – Tratamento e Revestimento de Metais, Lda.
Agostinho Dolores Ferreira, 
CAIMA- Indústria de Celulose, SA

19h30   Encerramento
António Saraiva – Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal
Maria Salomé Rafael, Presidente da NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém
Pedro Ferreira– Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas
João Teixeira – Presidente da CCDRLVT – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Lisboa e Vale do Tejo*

*a confirmar

Oradores

Maria Salomé Rafael, Presidente da NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém

Salome¦ü Rafael

TESTEMUNHO

Presidente da União das Associações Empresariais de Lisboa e Vale do Tejo, Vice-Presidente do Conselho Geral da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, representante da CIP na Unidade de Missão para a Revalorização do Interior, Vice-Presidente da Direção da AIP-CCI – Associação Industrial Portuguesa; Presidente do Conselho de Administração da Nerventure, SGPS; Presidente da Direção da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa; Presidente da Direção da Escola Profissional de Coruche; Presidente do Conselho de Administração da EPVT, SA – Santarém, sócia-gerente de duas empresas ligadas à educação/formação.

António Saraiva – Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal

António Saraiva

TESTEMUNHO

António Saraiva, 62 anos, 2 filhos, 4 netos, é Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal desde Janeiro de 2011. Foi Presidente da CIP – Confederação da Indústria Portuguesa de Janeiro de 2010 a Janeiro de 2011. Diretor da Metalúrgica Luso-Italiana desde 1989 e Administrador a partir de 1992, adquiriu a empresa ao Grupo Mello em 1996, sendo atualmente Presidente do Conselho de Administração.

Luís Mira Amaral, Presidente do Conselho da Indústria Portuguesa da CIP

Banco BIC

TESTEMUNHO

INTERVENÇÃO

Engenheiro Eletrotécnico pelo IST, Mestre em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e Pós-Graduado em Gestão (“STANFORD EXECUTIVE PROGRAM”) pela Universidade de Stanford. Foi Ministro do Trabalho e Segurança Social e Ministro da Indústria e Energia. Foi Presidente do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, Presidente da Banca de Investimento do Grupo BFE, Administrador do BPI, Presidente Executivo dos Bancos de Fomento em Angola e Moçambique, Presidente Executivo da CGD e administrador de várias empresas entre as quais a EDP, UNICER, CIMPOR, VISTA ALEGRE-ATLANTIS, EDINFOR, TVTEL, Membro do “Supervisory Board” do “Royal Lankhorst Euronete Group” (Holanda), Administrador Independente e Presidente do Comité de Auditoria da NOVABASE SGPS SA. É actualmente Presidente Executivo do Banco BIC Português SA, Professor Catedrático Convidado de Economia e Gestão do IST, Administrador da Sociedade Portuguesa de Inovação e Presidente dos Conselhos da Indústria e Energia da CIP.

Luís Alves Monteiro, Membro do Conselho da Indústria Portuguesa da CIP

LUIS ALVES MONTEIRO

TESTEMUNHO

Partner da Boyden Portugal, Presidente das Comissões de Remunerações da Sociedade Orey Antunes e da Orey Financial e Administrador não Executivo do Banco BIC até 2015, formou-se em Engenharia Mecânica pelo IST e em Strategic Management in Banking pelo INSEAD. Exerce funções de Presidente da Comissão de Acompanhamento do Fundo de Acidentes de Trabalho da Autoridade de Supervisão dos Seguros. Foi Secretário de Estado da Indústria nos governos de Cavaco Silva, Consultor da ONU para o Desenvolvimento Industrial e Presidente Executivo do Conselho de Administração do Hospital de Santa Maria, do Conselho de Administração da Caixa Leasing e Factoring, do Conselho Fiscal da Quimigal, dos Conselhos Consultivos da Faculdade de Engenharia da Universidade Católica e do Instituto de Gestão de Fundos de Capitalização da Segurança Social. Foi Administrador Executivo da CGD e Administrador da Caixa – Banca de Investimento, tendo sido anteriormente Diretor Central de Empresas dos bancos BFB, BBI, BFE e BPI, Administrador da Luságua, do Grupo BFE na BFE Investimentos, BFE – Mercado de Capitais e Serviços SGPS e Presidente da Comissão de Gestão do POE, PRIME e PEDIP. Foi Membro da Direção da CIP e da Direcção da APB.

Domingos Chambel, CEO daTRM – Tratamento e Revestimento de Metais, Lda.

Domingos Chambel

65 Anos, casado, dirigente associativo desde 1993 e Vice-Presidente da Direção da NERSANT. Administrador das empresas: SAIT-Sociedade Abrantina Indústria Hoteleira; Dosch-empreiteiros Construção Civil e Obras Públicas; T.R.M. Tratamento e Revestimento de Metais; S.M.A. Sociedade Metalúrgica Anti- Corrosão; I.P.G. Indústria Portuguesa de Galvanoplastia. Antes de se dedicar à atividade empresarial, trabalhou nas empresas F.R.A. Fundições do Rossio de Abrantes e M.D.F. Metalúrgica Duarte Ferreira.

Local

NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém
Várzea de Mesiões
Apartado 177
2354-909 Torres Novas

39º28’03.2”N 8º31’53.4”W

NERSANT_mapa

 

 

 

 

 

 

 

POPH
QREN
Governo da República Portuguesa
União Europeia