POLÍTICA INDUSTRIAL PARA O SÉCULO XXI – LOULÉ

CIP16_Banner_Loulé

Braga | Leiria | Torres Novas | LOULÉ | Aveiro | Beja

Informações adicionais: eventos@cip.org.pt

Algumas fotografias foram gentilmente cedidas por NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve

Programa – 6 de junho – Loulé

16h45   Registo de participantes

17h00   Abertura
Vítor Neto, Presidente da NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve
António Saraiva, Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal

17h20   Reindustrialização, Politica Industrial para o século XXI e Indústria 4.0
Luís Mira Amaral, Presidente do Conselho da Indústria Portuguesa da CIP – Intervenção

17h40   Sistema de Incentivos do CRESC Algarve 2020: Ponto de Situação
Sónia Sequeira, Técnica do PO CRESC Algarve 2020

18h00   Apresentação do estudo “Reindustrialização da economia portuguesa: impacto no emprego, profissões e competências”
Fernando Chau, Universidade Católica Portuguesa – Intervenção

18h20   Painel de Debate
Moderador: Vítor Neto, Presidente da NERA
Jorge Tomás Henriques, Vice-Presidente da CIP
Isaurindo Chorondo, CEO da Industrial Farense, Lda. – Intervenção
Rui Roque, CEO da Nautiber – Estaleiros Navais do Guadiana, Lda.
Bruno Rodrigues, Microsoft EU Grant Advisor – Intervenção

19h30   Encerramento
António Saraiva, Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal
Vítor Neto, Presidente da NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve
Vítor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé
David Santos, Presidente da CCDRA – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve

Oradores

Vítor Neto, Presidente da NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve

Vitor Neto

TESTEMUNHO

Empresário e Gestor. Presidente do Conselho de Administração do Grupo Empresarial «Teófilo Fontainhas Neto» (indústria/exportação, distribuição) fundado em 1940 no Algarve e Presidente do NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve; Vice-Presidente da AIP – Associação Industrial Portuguesa/CCI e Vice-Presidente do Conselho-Geral e membro da Direção da CIP – Confederação Empresarial de Portugal. Presidente da Comissão Organizadora da BTL.
Vítor Neto exerceu o cargo de Secretário de Estado do Turismo nos XIII e XIV governos constitucionais (Nov.1997/Abr.2002) e foi Deputado à Assembleia da República e foi condecorado em 2005 com a Ordem do Infante D.Henrique, Grau Grande Oficial.

António Saraiva – Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal

António Saraiva

TESTEMUNHO

António Saraiva, 62 anos, 2 filhos, 4 netos, é Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal desde Janeiro de 2011. Foi Presidente da CIP – Confederação da Indústria Portuguesa de Janeiro de 2010 a Janeiro de 2011. Diretor da Metalúrgica Luso-Italiana desde 1989 e Administrador a partir de 1992, adquiriu a empresa ao Grupo Mello em 1996, sendo atualmente Presidente do Conselho de Administração.

Luís Mira Amaral, Presidente do Conselho da Indústria Portuguesa da CIP

Banco BIC

TESTEMUNHO

INTERVENÇÃO

Engenheiro Eletrotécnico pelo IST, Mestre em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e Pós-Graduado em Gestão (“STANFORD EXECUTIVE PROGRAM”) pela Universidade de Stanford. Foi Ministro do Trabalho e Segurança Social e Ministro da Indústria e Energia. Foi Presidente do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, Presidente da Banca de Investimento do Grupo BFE, Administrador do BPI, Presidente Executivo dos Bancos de Fomento em Angola e Moçambique, Presidente Executivo da CGD e administrador de várias empresas entre as quais a EDP, UNICER, CIMPOR, VISTA ALEGRE-ATLANTIS, EDINFOR, TVTEL, Membro do “Supervisory Board” do “Royal Lankhorst Euronete Group” (Holanda), Administrador Independente e Presidente do Comité de Auditoria da NOVABASE SGPS SA. É actualmente Presidente Executivo do Banco BIC Português SA, Professor Catedrático Convidado de Economia e Gestão do IST, Administrador da Sociedade Portuguesa de Inovação e Presidente dos Conselhos da Indústria e Energia da CIP.

Jorge Tomás Henriques, Vice-Presidente da CIP

Fotografia

TESTEMUNHO

Diretor-Geral da Mineraqua Portugal e membro da Comissão Executiva da CIP. Iniciou a sua carreira profissional em 1977 na área da Indústria Agro-Alimentar, tendo desempenhado várias funções de Direção e de Administração na indústria dos Sumos e Concentrados e dos Óleos Alimentares. Em 1989, transferiu-se para a Indústria de Águas Minerais tendo sido responsável pelo lançamento do primeiro Projeto de engarrafamento e comercialização de águas em embalagem PET no mercado Português. Em 1994, ingressou no Grupo Nestlé, vindo a assumir a Direção Comercial e de Marketing da Nestlé Waters Portugal. Conta também com larga experiência associativa, sendo atualmente vice-presidente do Conselho Geral e da Direção e presidente do Conselho Setorial do Comércio, da CIP, em 2015 foi reeleito presidente da FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares, exercendo atualmente o 4º mandato neste cargo e é membro da Direção da APIAM desde 1997.

Isaurindo Chorondo, CEO da Industrial Farense, Lda.

Isaurindo Chorondo

TESTEMUNHO

INTERVENÇÃO

Isaurindo Coelho Chorondo, nasceu em 1957 em Boliqueime. Acompanhou desde jovem o seu pai no comércio dos frutos secos e mais tarde constituiu uma empresa familiar denominada Chorondo & Filhos Lda. que se dedica à transformação de alfarroba. Actualmente é gerente das empresas Chorondo & Filhos Lda. e A Industrial Farense Lda., empresas, estas que se dedicam à 1ª e 2ª transformação de alfarroba, respectivamente. É Administrador da Caixa de Crédito Agrícola Mutuo do Algarve e Vice-Presidente da Associação de Trituradores de Alfarroba (Mondial Carob Group) com sede em Tarragona. Representa algumas Associações a nível regional, nomeadamente NERA, AIDA e AGRUPA. Ao longo dos anos de experiencia contribuiu para que a Chorondo & Filhos Lda. e A Industrial Farense Lda. fossem reconhecidas a nível nacional e internacional.

Rui Roque, CEO da Nautiber – Estaleiros Navais do Guadiana, Lda.

Rui Roque

TESTEMUNHO

Rui Roque nasceu no Entroncamento em 1965 e licenciou-se em Engenharia Naval em 1989 no IST. Em 1988, nessa mesma instituição, finalizou o Curso de Modernas Técnicas de Gestão e Administração de Empresas para Engenheiros, e em 1986 o Curso de Engenharia Oceânica e o Curso de Submarinos, Projetos de Estruturas. Iniciou a sua atividade profissional com estágio nos Estaleiros de S. Jacinto e Navalria, em 1988. Recebeu uma bolsa da Secção Autónoma de Engenharia Naval, Projeto de Investigação para determinação dos Modos de Deformação característicos para as chapas de convés, recolha de dados na Lisnave em colaboração com o seu serviço de Controlo de Qualidade, entre 1988 e 1989. Seguidamente prestou Serviço Militar na Direção de Serviço de Manutenção, até 1991. Passou depois pela empresa Sociedade de Projetos Navais, onde foi sócio fundador, entre 1988 e 1994. Ainda neste período, de 1992 a 1994 foi sócio das empresas Fibras Vitorino e Coelho e da empresa Qualificação, colaborando em ambas na sua área profissional. Foi responsável do Curso Profissional Técnicas de Construção Naval em Poliéster Reforçado a Fibra de Vidro”, no I.E.F.P, em 1993. Lecionou, ainda, na Universidade do Algarve, no Curso de Engenharia do Ambiente entre 1996 e 1997, e no Forpescas de Olhão, Tecnologia de Materiais e Embarcações entre 1998 e 1999. Sócio-gerente da empresa Nautiber – Estaleiros Navais do Guadiana Lda, desde 1992 até ao presente.

Bruno Rodrigues, Microsoft EU Grant Advisor

BR

INTERVENÇÃO

Licenciado em gestão e administração de empresas, pós-graduado em e-business e sistemas de informação e master em business e administration conjunto nas Escolas de Negócios AESE e IESE da Universidade de Navarra. Responsável na Microsoft pela iniciativa Programa MAIS que, em parceria com entidades publicas e privadas, pretende aumentar o conhecimento e compreensão das empresas em relação a oportunidades de apoios da União Europeia e a beneficiarem de um processo mais facilitado de candidatura, se pretenderem candidatar-se a apoios para investimentos elegíveis. Foi gestor da iniciativa EUGA (European Union Grants Advisor), programa da Microsoft EMEA que, em parceria com a Comissão Europeia, HP, Intel, entre outras, teve os mesmos objectivos nos 27 estados membros acrescidos do Brasil, México e Venezuela.

Local

NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve
Loteamento Industrial de Loulé
8100-727  Loulé

37º07’46.1”N 8º02’15.1”W

NERA_localizacao

POPH
QREN
Governo da República Portuguesa
União Europeia