POLÍTICA INDUSTRIAL PARA O SÉCULO XXI – AVEIRO

CIP16_Banner_Aveiro

Braga | Leiria | Torres Novas | Loulé | AVEIRO Beja

Informações adicionais: eventos@cip.org.pt

Algumas fotografias foram gentilmente cedidas por AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro

Programa – 15 de junho – Aveiro

16h45   Receção dos Participantes

17h00   Abertura
Fernando Paiva de Castro, Presidente da AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro
António Saraiva, Presidente da CIP, Confederação Empresarial de Portugal

17h30   Reindustrialização, Politica Industrial para o século XXI e Indústria 4.0 – Intervenção
Luís Mira Amaral, Presidente do Conselho da Indústria Portuguesa da CIP

18h00   Aplicação do Portugal 2020 às empresas portuguesas: ponto de situação
Augusto Medina, Presidente da Sociedade Portuguesa de Inovação

18h20   Apresentação do estudo “Reindustrialização da economia portuguesa: impacto no emprego, profissões e competências” – Intervenção
Fernando Chau, Universidade Católica Portuguesa

18h40   Painel de Debate
Moderador:
Fernando Paiva de Castro, Presidente da AIDA
José Manuel Fernandes, Membro do Conselho da Indústria Portuguesa da CIP
Carlos Neves, administrador da PRIFER – Indústria de Moldes Lda.
Francisco Mendes, Co-founder / Head of Innovation da BEEVERYCREATIVE
Bruno Rodrigues, Microsoft EU Grant Advisor – Intervenção

19h30   Encerramento
António Saraiva, Presidente da CIP, Confederação Empresarial de Portugal
Fernando Paiva de Castro, Presidente da AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro
José Ribau Esteves, Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro
Jorge Brandão, Centro 2020

Oradores

Fernando Paiva de Castro, Presidente da AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro

Fernando Paiva de Castro

TESTEMUNHO

Formado em Contabilidade pelo Instituto Comercial do Porto. É Presidente da AIDA-Associação Industrial do Distrito de Aveiro, Vice-Presidente do C.A. de ALIANÇA – Vinhos de Portugal S.A., Presidente do Conselho Geral da Comissão Vitivinícola da Bairrada, Presidente do Conselho Fiscal da Escola Profissional de Viticultura e Enologia da Bairrada, Presidente da Direcção da Confraria dos Enólogos da Bairrada. É também Vice-Presidente da Direcção da Câmara de Cooperação e Desenvolvimento Portugal-China, Vogal do Conselho de Administração do PCI e da Comunidade Portuária de Aveiro, Vogal da Direção do CEC, da Associação Europarque, do Conselho Geral da CIP, Presidente da Assembleia-Geral da Mais Vagos e do CESAE.

António Saraiva – Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal

António Saraiva

TESTEMUNHO

António Saraiva, 62 anos, 2 filhos, 4 netos, é Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal desde Janeiro de 2011. Foi Presidente da CIP – Confederação da Indústria Portuguesa de Janeiro de 2010 a Janeiro de 2011. Diretor da Metalúrgica Luso-Italiana desde 1989 e Administrador a partir de 1992, adquiriu a empresa ao Grupo Mello em 1996, sendo atualmente Presidente do Conselho de Administração.

Luís Mira Amaral, Presidente do Conselho da Indústria Portuguesa da CIP

Banco BIC

TESTEMUNHO

INTERVENÇÃO

Engenheiro Eletrotécnico pelo IST, Mestre em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e Pós-Graduado em Gestão (“STANFORD EXECUTIVE PROGRAM”) pela Universidade de Stanford. Foi Ministro do Trabalho e Segurança Social e Ministro da Indústria e Energia. Foi Presidente do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, Presidente da Banca de Investimento do Grupo BFE, Administrador do BPI, Presidente Executivo dos Bancos de Fomento em Angola e Moçambique, Presidente Executivo da CGD e administrador de várias empresas entre as quais a EDP, UNICER, CIMPOR, VISTA ALEGRE-ATLANTIS, EDINFOR, TVTEL, Membro do “Supervisory Board” do “Royal Lankhorst Euronete Group” (Holanda), Administrador Independente e Presidente do Comité de Auditoria da NOVABASE SGPS SA. É actualmente Presidente Executivo do Banco BIC Português SA, Professor Catedrático Convidado de Economia e Gestão do IST, Administrador da Sociedade Portuguesa de Inovação e Presidente dos Conselhos da Indústria e Energia da CIP.

Augusto Medina – Presidente da Sociedade Portuguesa de Inovação

Augusto Medina

Fundador e Presidente do Conselho de Administração da Sociedade Portuguesa de Inovação, é responsável por um vasto número de projetos do setor público e privado nas áreas de investigação e desenvolvimento, inovação e empreendedorismo. Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, desde 1979, foi Diretor fundador da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.

José Manuel Fernandes, membro do Conselho da Indústria Portuguesa da CIP

JOSE MANUEL FERNANDES

TESTEMUNHO

Licenciado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Mini MBA pela Universidade Católica do Porto. É Presidente do Conselho de Administração da FREZIGEST, SGPS, S.A. (Grupo FREZITE – Fundador 1978), desde 2005. Grupo situado em Portugal (Sede), Espanha, Brasil, Reino Unido, Alemanha, República Checa, Finlândia, Polónia e México. É Presidente da PRODUTECH. Presidente da Assembleia Geral da Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal desde 2010.

Carlos Neves, Administrador da PRIFER – Indústria de Moldes Lda.

Carlos Neves Fotografia

TESTEMUNHO

É Sócio/gerente das empresas J.Prior – Fábrica de Plásticos (Injeção de plásticos: componentes para eletrodomésticos, automóvel, indústria em geral); Prifer-Indústria de Moldes (Fabrico de moldes para injeção de plástico e Alumínio); MOP – Moldes de Precisão (Fabrico de moldes para injeção de plástico); Fundifás – Fundição Injetada (Injeção de alumínio); Prirev – Revestimentos Técnicos (Revestimento técnicos: PVD); Prilux (Fabrico e comércio de sistemas de rega e produtos para água); TECMA, SL – Le Mans/ França (Comércio e desenvolvimento de produto e moldes para o sector automóvel); Prinemo (Desenvolvimento de produto, moldes e engenharia para sector automóvel). Foi Presidente do NEVA (Núcleo empresarial de Vagos), Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vagos (Pelouros: Finanças, Indústria, ambiente, administração, Turismo), Presidente da Assembleia Municipal de Vagos, Presidente do C.A. da MaisVagos, SA (Empresa gestora de Parques Empresariais de Vagos) e Vice-Presidente da Assembleia Geral da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Vagos.

Francisco Mendes, Co-founder / Head of Innovation da BEEVERYCREATIVE

Francisco Mendes

TESTEMUNHO

Francisco Mendes, nascido em 1975, é um empreendedor apaixonado pela tecnologia. É um Maker formado em Engenharia Electrónica e Automação Industrial pela Universidade de Aveiro. Começou a sua carreira como engenheiro de I&D e mais tarde dirigiu o departamento de desenvolvimento de hardware de uma startup. No fim de 2010, fundou juntamente com Jorge Pinto a bitBOX Electronic Systems, uma startup criada na incubadora da Universidade de Aveiro, que mais tarde deu origem à BEEVERYCREATIVE, responsável pela criação da primeira impressora 3D Portuguesa.

Bruno Rodrigues, Microsoft EU Grant Advisor

BR

INTERVENÇÃO

Licenciado em gestão e administração de empresas, pós-graduado em e-business e sistemas de informação e master em business e administration conjunto nas Escolas de Negócios AESE e IESE da Universidade de Navarra. Responsável na Microsoft pela iniciativa Programa MAIS que, em parceria com entidades publicas e privadas, pretende aumentar o conhecimento e compreensão das empresas em relação a oportunidades de apoios da União Europeia e a beneficiarem de um processo mais facilitado de candidatura, se pretenderem candidatar-se a apoios para investimentos elegíveis. Foi gestor da iniciativa EUGA (European Union Grants Advisor), programa da Microsoft EMEA que, em parceria com a Comissão Europeia, HP, Intel, entre outras, teve os mesmos objectivos nos 27 estados membros acrescidos do Brasil, México e Venezuela.

José Ribau Esteves, Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro

Ribau Esteves_CIRA Fotografia

Nascido em Luanda a 21 de outubro de 1966, José Agostinho Ribau Esteves Licenciou-se em Engenharia Zootécnica na UTAD/Vila Real no período 1985/1990, tendo desempenhado funções de Diretor Comercial da empresa Purina Portugal entre 1991 e 1997.  Desempenhou a função de Vereador da Câmara Municipal de Ílhavo de 1990 a 1993, tendo assumido a Presidência da autarquia no período de 1998 a 2013, eleito pelo Partido Social Democrata (no qual foi Secretário-Geral no período de outubro de 2007 a junho de 2008). Foi também Presidente da Associação Oceano XXI (entidade gestora do Cluster do Conhecimento e Economia do Mar). Atualmente Preside à Câmara Municipal de Aveiro e ao Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e desempenha, entre outras, também a função de Vice-Presidente do Conselho Diretivo da ANMP, de Membro do Comité das Regiões da União Europeia.

Jorge Brandão, Centro 2020

Jorge Brandão_CCDRC Fotografia

Jorge Manuel Bastos Brandão nasceu em Coimbra, a 16 de Fevereiro de 1965. Licenciado (1987) e Mestre em Geografia Regional (1993) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, desenvolve a sua atividade profissional, desde 1987, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, nas áreas do desenvolvimento regional e da cooperação internacional. Atualmente exerce as funções de Vogal da Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro 2014-2020.

Local

AIDA – ASSOCIAÇÃO INDUSTRIAL DO DISTRITO DE AVEIRO
Rua da Boavista – Zona Industrial de Taboeira – Alagoas
3800 – 115 Aveiro

40°38’27.7″N 8°36’35.2″W

AIDA_localizacao

POPH
QREN
Governo da República Portuguesa
União Europeia