Federações Europeias defendem Política Europeia das PME

  Categoria: União Europeia

sme-round-table-en-cover_qenzjo

 

O Comité Económico e Social Europeu (CESE) organizou uma Mesa Redonda sobre PME, no dia 5 de abril, onde as principais federações europeias representantes de PME discutiram o tema “Que futuro para a Política Europeia das PME?”. As federações, entre as quais, a BUSINESSEUROPE, a UEAPME, a Eurochambres e a Eurocommerce, apresentaram uma declaração conjunta à Comissária para o Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME, Elzbieta Bienkowska, que também participou na sessão. Nesta declaração, as federações apelam a uma política horizontal de PME reforçada, com uma revitalização do “Small Business Act” e um maior empenho nas políticas nacionais de PME.
Na BUSINESSEUROPE, esta posição foi desenvolvida no seu Comité Empreendedorismo e PME, para cujos trabalhos a CIP tem contribuído, em paralelo com a sua participação no Comité de acompanhamento do Small Business Act em Portugal. A última manifestação deste movimento em prol de uma Política Europeia das PME ocorreu na Assembleia anual das PME da UE em novembro 2015, no Luxemburgo, onde a CIP participou.
Na Mesa Redonda do CESE, Marta Marti, presidente do Comité PME da BUSINESSEUROPE, voltou a reforçar a necessidade, por um lado, de uma agenda europeia pró-PME eficaz e visível e, por outro lado, de políticas nacionais de PME mais enérgicas.

Partilhar...Email this to someoneTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on LinkedIn