A CIP marcou presença no Conselho Geral anual da OIE – Organização Internacional de Empregadores, que reuniu no dia 09 de junho em Genebra. A reunião contou com a presença de mais de 100 membros da OIE, oriundos de todo o mundo.

Para além da aprovação do relatório de atividades referente a 2018-2019, das contas de 2018 e do plano de atividades para 2019-2020, e das diversas informações fornecidas sobre a Conferência Internacional do Trabalho, que teve início no dia seguinte, destacam-se ainda:

  • A entrada de cinco novos membros: Business Confederation of Andorra, Iraqi Federation of Industries, Business Association JIA (Kyrgyz Republic), Union of Myanmar Federations of Chambers of Commerce Industry e “Gambia Chamber of Commerce and Industry.
    O Presidente da OIE, Erol Kiresepi, salientou o que diz ser um momento histórico para a organização, que atinge em 2019 um recorde de 158 membros de 148 países.
  • A atribuição do título de Presidente Honorário a Daniel Funes de Rioja, que tem uma participação ativa na Organização Internacional de Empregadores há mais de 20 anos. Funes de Rioja participa na Conferência Internacional do Trabalho desde 1976 e, dos diversos cargos que ocupou ao longo do seu percurso, destacam-se: posições de liderança na Argentine Industrial Union (UIA); Membro da Direção da OIT; Membro, Vice-Presidente Executivo e Presidente da OIE; e Presidente da 103ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho.

A reunião do Conselho Geral da OIE encerrou com um painel de alto nível que debateu o tema “Organizações de Empregadores do Futuro: estar no mundo empresarial do futuro” e que contou com a participação de vários oradores, nomeadamente Deborah France-Massin, diretora da ACT/EMP, representantes dos empregadores da delegação da Nova Zelândia e do Madagáscar, entre outros.
Os aspetos mais debatidos foram as mudanças que estão a ocorrer no mundo do trabalho e as oportunidades que daí se poderão retirar, a necessidade de adaptar o mundo dos negócios às inovações tecnológicas e aproveitar as mudanças que o futuro do trabalho nos traz para melhorarmos o ambiente empresarial.