O futuro da indústria na Europa

  Categoria: Destaque

2016-07-01_ConferenciaInternacional

 

CIP e BusinessEurope juntaram dia 1 de julho em Lisboa governantes, eurodeputados, confederações patronais, instituições internacionais, especialistas e empresários para discutir o futuro da indústria na Europa, num evento que contou com cerca de 400 participantes.

Acompanhe toda a informação sobre a conferência em www.cip.org.pt/conferencia-o-futuro-da-industria-na-europa/  Apresentações já disponíveis em www.cip.org.pt/conferencia-o-futuro-da-industria-na-europa-oradores/

Depois do referendo britânico, representantes de sete organizações empresariais europeias estiveram em Lisboa para debater a política industrial europeia e o papel do setor no processo de desenvolvimento económico, tendo por tema de fundo O Futuro da Indústria na Europa.

Segundo as palavras de António Saraiva no discurso de abertura, os conferencistas estiveram no CCL para “debater o Futuro da Indústria na Europa, unidos na diversidade, de acordo com o lema da União Europeia”.

“De facto, a nossa experiência na BusinessEurope mostra-nos que, na diversidade das nossas realidades nacionais, na diversidade das nossas perspetivas, é possível reunir consensos sobre o essencial que nos une, enquanto representantes das comunidades empresariais dos nossos países”, frisou o Presidente da CIP.

Ao longo do dia passaram pelo Centro de Congressos de Lisboa diversos oradores – nacionais e internacionais – para debater temas como os desafios que se colocam à construção europeia e o papel do investimento privado como motor para o crescimento.

António Saraiva, Presidente da CIP, Emma Marcegaglia, Presidente da BusinessEurope, e o Ministro das Finanças, Mário Centeno, abriram o evento, seguindo-se uma mensagem em vídeo do Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

O primeiro painel de debate juntou Nicolas Buck, Presidente da FEDIL (Luxemburgo), Loïc Armand, Presidente do Comité Europeu da MEDEF (França), e Guillermo Ulacia, Presidente do Comité de Indústria e Energia da CEOE (Espanha), que debateram o tema O Futuro da Indústria na Europa com a eurodeputada Maria João Rodrigues, o diretor-geral da BusinessEurope, Markus Beyrer, e Luís Mira Amaral, Presidente do Conselho da Indústria da CIP.

Após uma pausa para café, os conferencistas voltaram a juntar-se para ouvir José Silva Peneda, Economista e ex-Conselheiro Principal do Presidente da CE para a Política Social Europeia, Renate Hornung-Draus, Presidente do Comité de Assuntos Sociais da BusinessEurope, Gonçalo Lobo-Xavier, Vice-Presidente e membro do CESE em representação da CIP, e Nelson Fontainhas, Parter na Deloitte Portugal, que debateram o tema Tendências e Desafios Futuros do Mercado de Trabalho.

Seguiu-se um almoço-debate com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e o debate prosseguiu com Koen de Backer, Direção CTI da OCDE, Lars Mikkelgaard-Jensen, Presidente da DI (Dinamarca), Stefan Mair, Membro do Conselho Executivo da BDI (Alemanha), Jorge Portugal, Diretor-Geral da COTEC Portugal, e Fernando Sousa, Administrador da CEI – Companhia de Equipamentos Industriais, Lda., sobre o tema Digitalização da Indústria – A vantagem da UE num mundo competitivo.

Após uma intervenção de Román Escolano, Vice-Presidente do Banco Europeu de Investimento, José Manuel Fernandes, Membro do Parlamento Europeu, João Castello Branco, Presidente da Comissão Executiva da SEMAPA, e João Almeida Lopes, Vice-Presidente da CIP, debateram o tema Como impulsionar o investimento privado?

O encerramento esteve a cargo de Markus Beyrer, Diretor-Geral da BusinessEurope, Manuel Caldeira Cabral, Ministro da Economia, e António Saraiva, Presidente da CIP, que fizeram as suas intervenções após a leitura de uma Mensagem de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral da CIP, João Gomes Esteves.

Partilhar...Email this to someoneTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on LinkedIn