Fundada em 1988 como delegação da AIP – Associação Industrial Portuguesa, a NERSANT adquiriu autonomia jurídica em 1989. Com a missão de promover a capacidade empresarial do distrito, a associação tem-se munido desde sempre de corpos sociais e colaboradores empenhados, que fazem desta associação uma das mais dinâmicas do país, e que conta, atualmente, com mais de 2600 empresas associadas na sua estrutura associativa e que representam mais de 90% do VAB da região.

Com sede em Torres Novas, a associação tem uma boa cobertura regional, através dos seus núcleos regionais, situados em Benavente, Abrantes, Cartaxo, Santarém e Ourém. A NERSANT foi ainda a primeira associação empresarial do país a obter a Certificação de Qualidade ao abrigo da Norma ISO 9001:2008, o que denota a sua preocupação com a qualidade dos serviços prestados aos seus associados.

img_4504   img_4514

Atualmente, a NERSANT tem como dirigente Maria Salomé Rafael, reeleita Presidente da Direção da associação para o triénio 2017-2019, na Assembleia Geral eleitoral realizada em outubro.

Ao longo dos anos, a NERSANT desenvolve a sua atividade norteada por um conjunto de eixos estratégicos, tendo-se destacado, em 2017, as seguintes atividades:

  • Eixo 1 – Inovação e Desenvolvimento Tecnológico

A inovação e o desenvolvimento tecnológico junto das suas empresas tem sido uma das maiores preocupações da NERSANT. Neste sentido, a associação dinamizou no ano de 2017, bolsas de patentes / tecnologias, onde constam mais de 90 tecnologias inovadoras. 70 destas tecnologias estiveram expostas no II Fórum da Inovação e do Empreendedorismo, realizado em novembro, onde também decorreu um Brokerage Tecnológico, que teve como objetivo facilitar o processo de transferência de tecnologia entre investigadores e empresas/empreendedores, o qual registou mais de 60 participantes e um total de 78 reuniões realizadas.

A realização de um estudo de avaliação de oportunidades de redes de circularidade potenciadoras de cooperação e coopetição foi também um dos objetivos para este ano. De igual modo, a NERSANT preparou este ano um estudo de análise aos setores agroalimentar e metalomecânica / metalurgia no âmbito da Indústria 4.0.

  • Eixo II – Apoiar o Empreendedorismo

No âmbito do apoio ao empreendedorismo, a NERSANT, através da Startup Santarém foi líder nacional de submissão de candidaturas ao projeto Vale Incubação, com um total de 38 candidaturas submetidas. Esta incubadora, inaugurada em março de 2016, registou a sua plena ocupação com um total de 42 startups em incubação física ou virtual.

O projeto chapéu de apoio ao empreendedorismo – o Sítio do Empreendedor – continuou a ser dinamizado: nos últimos 5 anos foram apoiados 1934 empreendedores, foram preparados 502 Planos de Negócios, e foram criadas 439 empresas e 623 postos de trabalho.

  • Eixo III – Cooperação empresarial

No âmbito da cooperação empresarial, em 2017 a NERSANT continuou a dinamização do projeto VIVER O TEJO, que alberga num portal a oferta turística da região do Ribatejo. A sua página de facebook conta já com 3146 gostos.

Referência também para a continuidade de dinamização TenBestCivil Cooperation, Agrupamento Complementar de Empresas (ACE) criado em 2012, composto por 10 empresas da fileira da construção que atuam neste setor, com o objetivo de abordagem dos mercados internacionais.

  • Eixo IV – Internacionalização

No eixo Internacionalização, destacou-se a realização da sexta edição do NERSANT Business – Encontro Internacional de Negócios do Ribatejo, que este ano bateu todos os recordes de participação. No total foram 38 países, representados por mais de 70 empresários estrangeiros, e cerca de 100 empresários portugueses de todo o país, num total de 1091 reuniões de negócios realizadas em apenas dois dias.

  • Eixo V: Formação / Qualificação de Recursos Humanos

A formação-ação assumiu especial destaque em 2017, através dos projetos Move PME e Melhor Turismo 2020, sendo a  Nersant líder nacional na execução desta tipologia. No primeiro, contam-se já a participação de 161 empresas, e no segundo, de 30 empresas do setor do turismo.

Também a formação à medida para as empresas da região teve, no ano de 2017, elevada procura, com a realização de 83 ações e mais de 1800 horas de formação para mais de 50 empresas da região e respetivos ativos, cerca de mil.

  • Eixo VI – Financiamento de PME

No apoio ao financiamento de PME, a NERSANT assinou em julho um protocolo com o Grupo Crédito Agrícola, que permite às suas empresas associadas ter acesso a condições preferenciais de produtos e serviços bancários. O protocolo tem à disposição cinco linhas de crédito, que representam no total 64 milhões de euros para as empresas associadas da NERSANT.

  • Eixo IX – Reforço da capacidade associativa e dos serviços

A capacidade associativa e dos serviços foi reforçada em 2017 através da realização de diversas atividades. A NERSANT voltou este ano a realizar a FERSANT – Feira Empresarial da Região de Santarém, com a participação de 70 empresas, bem como diversas atividades outdoor, como o Challenger, o Grande Prémio Empresarial de Karting e o Torneio de Golfe.

A Revista Ribatejo Invest, publicação mensal de distribuição gratuita, continuou a ser dinamizada este ano, tendo continuado a promover o dinamismo empresarial da região do Ribatejo.

Destaque ainda para o reforço do número de associados conseguidos este ano de 2017. Até ao momento, foram recrutadas para a estrutura associativa da NERSANT, 137 novas empresas.

sede-nersant