A NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria foi fundada em 25 de junho de 1985 como delegação da AIP (Associação Industrial Portuguesa) sob a designação de NERLEI – Núcleo Empresarial da Região de Leiria. Em 1991, adquiriu autonomia jurídica e financeira e, em 1998, passou a designar-se NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria.

Com estatuto de Instituição de Utilidade Pública atribuído em 1992, a Associação tem como missão principal prestar serviços úteis que contribuam positivamente para os resultados alcançados pelas empresas associadas, fortalecendo o tecido empresarial e promovendo o desenvolvimento económico e social da região de Leiria.

A visão da NERLEI para 2020 é participar de modo determinante na transformação de Leiria numa das regiões mais atrativas, económica e socialmente prósperas e competitivas de Portugal. Para tal desenvolve a sua atuação tendo como princípio base “Agregar para Desenvolver”.

A área de atuação da NERLEI é o distrito de Leiria, tem sede no concelho de Leiria e conta atualmente com cerca de 1200 associados, valor que tem crescido sustentadamente ano após ano.

 

Serviços

Os serviços oferecidos pela NERLEI inscrevem-se numa lógica de proximidade sub-regional, muito orientada para as necessidades do público-alvo. Centrados no Apoio à Internacionalização; Apoio Técnico; Estudos e Projetos; Formação e Qualificação Profissional; Relações Públicas e Comunicação e Aluguer de Espaços, a configuração dos serviços oferecidos flexibiliza-se à medida da própria evolução e amadurecimento da estrutura empresarial da Região.

Além destes serviços técnicos a NERLEI, através da sua Direção, desenvolve uma atuação de carácter mais institucional e estratégica de acompanhamento da atividade política e económica nacional e de defesa dos interesses regionais, atuando como Provedora das Empresas.

 

Projetos Estruturantes Conjuntos

Enquanto associação representativa do tecido empresarial do distrito de Leiria a NERLEI preocupa-se em desenvolver projetos que contribuam para uma melhoria efetiva da envolvente empresarial proporcionando às empresas um ambiente favorável ao seu crescimento. Neste âmbito tem diversos projetos em parceria com entidades, regionais e nacionais, mais relevantes em cada uma das áreas. Destacamos apenas alguns a título de exemplo:

CCD – Business School | Contribuir para a qualificação das empresas através da formação altamente especializada dos seus empresários, executivos e quadros superiores.

Incubadora D. Dinis | Infraestrutura que responde às necessidades da região ao nível do acolhimento a entidades e empresas de elevado potencial tecnológico, da formação avançada em ciência e tecnologia e do fomento ao empreendedorismo empresarial em áreas tecnológicas.

TICE.Leiria | O grupo TICE.Leiria envolve e mobiliza toda a cadeia de valor na área das TICE, com o intuito de desenvolver em Leiria um ecossistema favorável ao crescimento das empresas, reforçando os laços de colaboração e a atuação em parceria entre empresas, estabelecimentos de ensino superior e empreendedores.

Leiria Região de Excelência | Projeto que tem como objetivo contribuir para a qualificação da região nos seus diferentes domínios, assumindo-se a excelência como uma atitude e uma melhoria contínua nas diferentes áreas, mesmo nas pequenas coisas.

Evolução do Politécnico de Leiria para Universidade | Trata-se acima de tudo de defender uma evolução necessária por questões de missão institucional, permitindo que o ensino superior em Leiria tenha e ofereça às pessoas e às empresas as mesmas oportunidades que existem noutras regiões onde existem instituições de ensino superior universitárias.

Captação de investimento estrangeiro | É um projeto que tem como objetivo permitir atrair investimento, desde a instalação das empresas na região, apoio aos centros de desenvolvimento tecnológico e universitários, incluindo ainda processos de aquisição/fusão de participações em empresas regionais. Foi estabelecida a parceria através de um protocolo que visa a captação de investimento para a região, assim como projetos de Serviços Partilhados que é uma nova forma de trabalho colaborativa.

Abertura da base Aérea de Monte Real à Aviação Civil | Não se tratando de um projeto da responsabilidade da NERLEI, a Associação participará e colaborará com as entidades regionais em iniciativas que contribuam para este desígnio, servindo os interesses da região Centro.

 

Parcerias

Ao longo dos anos a NERLEI tem procurado desenvolver parcerias com diversas entidades sempre com o intuito de melhorar as condições de prestação de alguns serviços que contribuem para um ambiente empresarial mais favorável. Neste contexto, criou as condições necessárias para acolher no seu edifício sede vários serviços que têm contribuído para um ambiente empresarial mais célere. São eles o IAPMEI, a Loja da Exportação, (desde 2010) e a Loja da Empresa (desde 2003). Em junho de 2017 foi a primeira Associação a acolher o serviço Espaço Empresa

É ainda de realçar que a NERLEI faz parte dos órgãos de diversos organismos: AIP- Associação Industrial Portuguesa; CIP – Confederação Empresarial de Portugal; Garval – Sociedade de Garantia Mútua; GestinLeiria – Parques Empresariais de Leiria; Instituto Pedro Nunes; IPN Incubadora; Novotecna – Associação para o Desenvolvimento Tecnológico; UAERLVT – União das Associações Empresariais da Região de Lisboa e Vale do Tejo; ADAE – Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura; ENERDURA – Agência Regional de Energia da Alta Estremadura; Fundação Escola Profissional de Leiria; Membro dos Conselhos Gerais de diversas Escolas Secundárias do distrito; Membro de diversos Conselhos e Comissões de Câmaras Municipais do distrito; membro das Comunidades Intermunicipais das regiões de Leiria e do Oeste.

 

p1080033

A convite da Secretaria de Estado da Modernização Administrativa a NERLEI organizou e recebeu nas suas instalações uma sessão do SIMPLEX+, Programa Nacional de Modernização do Estado, no dia 8 de março de 2018

p1070763

A NERLEI  acolheu no seu edifício sede um dos primeiros Espaço Empresa do País, inaugurado a 5 de junho de 2017