A CIP participou na reunião do Comité de Assuntos Industriais da BusinessEurope de 23 de janeiro de 2019. Os principais assuntos discutidos foram:

  • a preparação do documento da BusinessEurope sobre a nova política energética e climática europeia (partes 1 e 2) que deverá estar finalizado no próximo mês de abril. O foco deverá estar no que as empresas podem e vão fazer e nas condições que necessitam.
  • a estratégia industrial da UE, primeiro, no âmbito de uma troca de pontos de vista com Peter Scherrer, Secretário-Geral Adjunto da Confederação Europeia dos Sindicatos (CES) e depois com base num documento de reflexão sobre o ponto de situação, nomeadamente sobre os trabalhos do Fórum Estratégico de Projetos Importantes de Interesse Europeu Comum (IPCEI, na sigla inglesa) e prioridades da BusinessEurope para a próxima Comissão Europeia.

No EU Industry days ( 5 e 6 de fevereiro), foram anunciados os títulos das 6 cadeias de valor selecionadas pelo fórum estratégico do IPCEI:

“1. Connected, clean and autonomous vehicles

  1. Smart health
  2. Low-carbon industry
  3. Hydrogen technologies and systems
  4. Industrial Internet of Things
  5. Cyber-security”

Estas cadeias de valor vão complementar as iniciativas já em curso para fortalecer as seguintes cadeias de valor: baterias; microeletrónica e computação de alto desempenho.

 

Para mais informações contactar: Manuela Gameiro – manuela.gameiro@cip.org.pt

 

POISE_PT2020_FSE_Bom