A Comissão Europeia publicou hoje o Pacto Ecológico Europeu, o Green Deal. A CIP – Confederação Empresarial de Portugal acompanha a ambição da Comissão de colocar a Europa no caminho de um futuro sustentável. As empresas portuguesas estarão disponíveis para desempenhar o seu papel que é essencial para o sucesso deste Pacto.

O Green Deal é uma iniciativa importante para a proteção do planeta e para o posicionamento da Europa num caminho de futuro sustentável. A questão não é se essa transformação da sociedade é necessária, mas como a tornaremos bem sucedida.

As 114 mil empresas que a CIP representa em Portugal são essenciais para esse sucesso. No entanto, apenas empresas competitivas e geradoras de riqueza estarão em condições de trazer soluções tecnológicas e de sustentar o nível de emprego, garantindo essa criação de valor.

Um forte pilar económico é, portanto, um pré-requisito e a única forma de garantir que esta transição não leve à desindustrialização e à destruição de emprego.

Será essencial consubstanciar o Green Deal a uma forte estratégia industrial que mobilize as centenas de milhares de milhões de euros necessários ao seu sucesso. Estamos prontos para trazer soluções e trabalhar com o Governo português e, com a BusinessEurope, com o novo colégio de Comissários, para que esta agenda profundamente transformadora seja um êxito do ponto de vista económico, social e ambiental.