Nos dias 6 e 7 de maio, a CIP esteve presente, em Bruxelas, na European Business Summit, sob o tema de “Tomorrow’s Europe: inclusive, innovative, interconnected”.

Na manhã do dia 6, a CIP participou numa mesa redonda sobre a relação UE-África, nomeadamente para debater uma nova perspectiva económica e a necessidade de desenvolver um diálogo multisetorial tanto a nível político como empresarial, e onde todos os oradores defenderam a importância do envolvimento do setor privado para melhores resultados. Debateram-se também novos métodos para aumentar o investimento e as relações comerciais entre os mercados africano e europeu em áreas estratégicas, como o financiamento e a energia.

À tarde seguiu-se o debate sobre a Iniciativa “Uma Cintura, uma Rota”, estratégia lançada pelo governo Chinês que envolve investimento e desenvolvimento de infraestruturas em 152 países, e da qual a Europa e China são parceiras naturais, cada uma num extremo da Rota da Seda. Esta sessão focou-se nos resultados obtidos em 6 anos de iniciativa, especificamente no que diz respeito à conectividade estratégica e à cooperação entre a Europa e a China. Durante a sessão, a BusinessEurope pediu mais transparência e abertura nas regras da iniciativa, de forma a que estas sejam bem compreendidas e iguais para todos.

No dia 7, a CIP participou no evento de abertura do segundo dia da European Business Summit, que foi organizado pela BusinessEurope, e onde se debateu a importância de votar nas Eleições Europeias de maio e quais as prioridades do mundo empresarial para a Europa no novo ciclo político que se avizinha.