Se não consegue visualizar correctamente esta mensagem clique aqui.  
roda
 
CIP
  blogspot facebook twitter
 
junho 2014
destaques
Cimeira Empresarial Portugal-Espanha 2014   Cimeira Empresarial Portugal-Espanha 2014
Presidentes da CIP e da CEOE apresentam à cimeira governamental contributos para responder aos atuais desafios económicos

Reaproximar a Europa dos cidadãos e responder à atual conjuntura económica são os principais desafios que os empresários portugueses e espanhóis consideram que a União Europeia tem pela frente. Reunidos na Cimeira Empresarial Portugal-Espanha, organizada pela CIP – Confederação Empresarial de Portugal e pela CEOE – Confederación Española de Organizaciones Empresariales, no passado dia 4 de Junho, em Vidago, os empresários dos dois países elaboraram um conjunto de contributos que entregaram aos chefes de Governo português e espanhol.

Os temas constantes das conclusões incluem matérias relativas a:
     - Governação Económica
     - Política Industrial
     - Relações com países Terceiros/Política Comercial
     - Mercado Único
     - Energia
     - Infraestruturas e logística
     - Cooperação bilateral e transfronteiriça
     - Saúde

A reunião foi aberta pelo Ministro português da Economia, António Pires de Lima, e contou, no final, com uma intervenção da Ministra do Fomento de Espanha, Ana Pastor.

Nas suas intervenções, os presidentes da CIP e da CEOE, António Saraiva e Juan Rosell, respetivamente, manifestaram o seu firme compromisso em manter e reforçar as relações entre as duas confederações empresariais. Procederam à análise da evolução da economia nos dois países e abordaram as reformas necessárias à promoção do crescimento económico.

O Ministro português da Economia destacou o papel das empresas na recuperação das economias ibéricas. Afirmou que a agenda dos políticos deve seguir a agenda dos empresários e que é importante que Portugal e Espanha tenham prioridades comuns para poderem influenciar a agenda europeia.

Ambos os Presidentes renovaram o seu compromisso em contribuir conjuntamente para a recuperação sustentada da economia e a construção de bases sólidas para um novo ciclo de desenvolvimento económico e social da Europa.
António Saraiva e Juan Rosell deram conta da evolução dos trabalhos das duas Confederações desde a anterior cimeira realizada em maio de 2013, em Madrid.

As conclusões da cimeira empresarial foram assinadas na presença da Ministra do Fomento de Espanha, presente no final deste encontro, no qual informou os empresários portugueses e espanhóis da situação dos grandes projetos de infraestruturas de transportes e do compromisso de ambos os Governos na aposta no desenvolvimento ibérico nesta área.

Consulte aqui as conclusões entregues à 27ª Cimeira Governamental Portugal-Espanha, bem como a declaração conjunta das duas Confederações sobre política energética.
     - Conclusões
     - Declaração conjunta sobre política energética
linha
 
           
  Sede
Praça das Indústrias
1300-307 Lisboa
Tel: +351 21 316 47 00
Fax: +351 21 357 99 86
E-mail: geral@ cip.org.pt

Site http://www.cip.org.pt
Porto
Av. Dr. António Macedo
Edifício de Serviços AEP
4450-617 Leça da Palmeira
Tel: +351 22 600 70 83
E-mail: porto@cip.org.pt
Bruxelas
Av. de Cortenbergh, 168
1000 Bruxelas - Bélgica
Tel: +32 27325257
E-mail: cipbrussels@cip.org.pt
poph qren rep ue
 
Se não deseja receber esta newsletter clique aqui
roda