Se não consegue visualizar correctamente esta mensagem clique aqui.  
roda
 
CIP
  blogspot facebook twitter
 
dezembro 2013
destaques
Candidatura CIP ao programa COMPETE–SIAC aprovada   Candidatura CIP ao programa COMPETE–SIAC aprovada

A candidatura da CIP ao programa COMPETE – SIAC foi aprovada, arrancando em janeiro de 2014 o projeto FAZER ACONTECER A REGENERAÇÃO URBANA - UM NOVO IMPULSO, que estará concluído em junho de 2015.

A CIP elegeu a Regeneração Urbana como um dos seus objetivos dominantes nos dois últimos anos. Na verdade, a Regeneração Urbana é apontada como um ponto importante para o desenvolvimento da economia portuguesa, especialmente para as empresas da vasta fileira da construção. Como tal, a CIP defende a defesa das medidas políticas e de financiamento destinadas a Fazer Acontecer a Regeneração Urbana. Só desta forma se conseguirá que proprietários de imóveis, investidores, agentes económicos e interessados se emprenhem na regeneração das cidades, requalificação de bairros e reabilitação de edifícios contribuindo para a melhoria das condições de vida nas cidades, criação de emprego e negocio nas empresas nacionais.

O projeto inicial, desenvolvido entre junho de 2011 e março de 2013, denominado “Fazer Acontecer a Regeneração Urbana - Uma Saída para a Crise”, com apoio do programa SIAC (Projeto n° 17034), teve 5 objetivos: Propor condições que permitissem eliminar os constrangimentos que têm impedido a concretização da regeneração urbana em Portugal; Reanimar a atividade das empresas da fileira da construção; Promover o desenvolvimento regional; Apoiar a criação de emprego com um elevado nível de especialização; Promover a integração no mercado de edifícios devolutos e degradados.

Envolveu a realização de 11 medidas: Seminários de Apresentação; Criação de um Conselho Consultivo para a Regeneração; Realização de um Benchmarking Internacional; Estudos de Diagnóstico sobre áreas que condicionam a regeneração urbano; Seminário Internacional, Ações Piloto e Manual de Boas Práticas; Montagem de uma Rede de Empresas sobre a forma de um cluster; Portal da Regeneração Urbana; Logotipo e Plano Marketing; Estratégia Coletiva; Seminário de Encerramento.

Face aos progressos obtidos com este programa, a CIP propôs-se desenvolver uma nova iniciativa, que surge para preencher as lacunas deixadas em aberto pelo projeto “Fazer Acontecer a Regeneração Urbana”, evitando que se perca o esforço despendido e as expetativas criadas.

Este novo projeto pretende, a par da rentabilização e continuidade do trabalho realizado, alargar a base e divulgar os resultados conseguidos, promover a especialização inteligente e o trabalho em rede das empresa da fileira, operacionalizar um modelo de negócios para que as autarquias atraiam iniciativa privada e estimular o consumo de produtos endógenos.

O investimento feito pela CIP, que determinou um melhor conhecimento desta relevante temática, com a produção de documentos, o aprofundamento de diagnósticos e a identificação das melhores práticas, terá que ser complementado, divulgado e estimulado.

É uma exigência que temos que assumir para fazer face às expectativas da vasta fileira de empresas e dos municípios.

linha
 
           
  Sede
Praça das Indústrias
1300-307 Lisboa
Tel: +351 21 316 47 00
Fax: +351 21 357 99 86
E-mail: geral@ cip.org.pt

Site http://www.cip.org.pt
Porto
Av. Dr. António Macedo
Edifício de Serviços AEP
4450-617 Leça da Palmeira
Tel: +351 22 600 70 83
E-mail: porto@cip.org.pt
Bruxelas
Av. de Cortenbergh, 168
1000 Bruxelas - Bélgica
Tel: +32 25131994
Fax: +32 25136362
E-mail: cipaip@skynet.be
poph qren rep ue
 
Se não deseja receber esta newsletter clique aqui
roda