Por ocasião da visita oficial a Portugal de Suas Majestades, o Rei e a Rainha dos Belgas, a CIP – Confederação Empresarial de Portugal e a FEB – Fédération des Entreprises de Belgique promoveram, no dia 23 de outubro, o Encontro Empresarial Portugal-Bélgica, que contou com a presença do Rei da Bélgica e do Presidente da República Portuguesa.

As boas-vindas ao Encontro foram dadas pelo Presidente da CIP, António Saraiva, seguindo-se o discurso de Sua Majestade O Rei Filipe da Bélgica. O Presidente da FEB – Fédération des Entreprises de Belgique, Bernard Gilliot, interveio de seguida e Sua Excelência O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, encerrou a Sessão de Abertura.

Pieter De Crem, Secretário de Estado Belga para o Comércio Internacional, introduziu, com o seu discurso, o painel de debate “O que é que as empresas portuguesas e belgas esperam da Europa?”, seguindo-se o discurso do Secretário de Estado Português da Economia, João Correia Neves. O painel de debate, moderado por André Macedo, contou com a participação de Johan Thys, CEO do KBC Bank, Alain Bernard, CEO da DEME, Ângelo Ramalho, CEO da EFACEC, e Fernando Sousa, CEO da ZIPOR. Luís Castro Henriques, Presidente da AICEP, encerrou o painel com uma intervenção sobre “Ambiente de Negócios em Portugal”.