Por iniciativa do seu novo Presidente, Pierre Gattaz, a BusinessEurope reuniu os seus membros em Paris, a 9 e 10 de outubro, num seminário que teve por objetivo definir as suas expectativas sobre a evolução da construção da Europa, e os seus principais fundamentos e valores, tendo em vista as Eleições Europeias de 2019. Este seminário reuniu 85 representantes das 39 federações europeias filiadas na BusinessEurope, e a CIP esteve presente na pessoa da sua Secretária-Geral, Carla Sequeira.

Previamente a este evento, foi realizado um estudo para determinar os pontos fortes e fracos, as oportunidades e os riscos que a Europa está a enfrentar. As respostas mostram que as empresas europeias:

  • consideram que o mercado único da UE é a joia da coroa da União Europeia. Os inquiridos consideraram, por unanimidade, que o mercado único é muito importante (83%) ou importante (17%) para o sucesso empresarial;
  • dos países que fazem parte da área euro apoiam, sem qualquer dúvida, a moeda única;
  • consideram a política comercial comum da UE como altamente benéfica, com 59% dos seus membros a considerá-la muito importante e 28% importante.
  • estão profundamente preocupadas com as tendências nacionalistas que podem minar o projeto europeu e as suas quatro liberdades fundamentais (liberdade de circulação de mercadorias, serviços, capitais e pessoas), que são a base da prosperidade europeia.

As empresas europeias querem competitividade, simplificação e qualificações no cerne da Estratégia Europeia e darão a conhecer outras expectativas mais específicas para o futuro, nas próximas semanas.