Dia do Empresário Madeirense

 O Dia do Empresário Madeirense é uma efeméride que se assinala anualmente, a 21 de maio, desde o ano de 2001, e que tem por finalidade distinguir os empresários madeirenses que se destacaram na sua área profissional, no panorama económico regional ou no país onde residem.

Este Dia surgiu por proposta da Direção da ACIF- Câmara de Comércio e Indústria da Madeira dirigida ao Governo Regional, como forma de perpetuar a data da inauguração da nova sede na Rua dos Aranhas, a 21 de maio de 2001. Desde essa altura, a ACIF-CCIM tem, ano após ano, celebrado este dia com a realização de um seminário subordinado a temáticas da atualidade e com um jantar, no qual marcam presença inúmeros empresários e entidades oficiais.

Desde 2016 que o Dia do Empresário Madeirense conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência, O Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.

É uma honra para a ACIF-CCIM, e para todos os empresários da Região, contar com tão elevada distinção, num evento que tem vindo a ganhar dimensão de ano para ano, e que tem como intuito ressalvar o papel do empresário da nossa Região.

O Millennium BCP e a PwC são patrocinadores deste evento, mantendo uma colaboração que se iniciou há três anos, no caso da consultora, e há dois anos, no caso da entidade bancária.

Dia do Empresário Madeirense 2017

A Economia Sem Fronteiras em debate

Este ano, o tema que norteia as comemorações do Dia do Empresário Madeirense é “ A Economia Sem Fronteiras”.

A sessão de abertura terá início pelas 14h30, no Centro de Congresso da Madeira, com a intervenção do Presidente do Governo Regional da Madeira, do Representante da República e da Presidente da Direção da ACIF-CCIM. Seguem-se as homenagens aos empresários que a Associação entendeu homenagear, designadamente José Alberto Caires, empresário do setor do comércio, no ramo das óticas, com lojas na Madeira, nos Açores, no continente e em Madrid; José Barreto, empresário do setor do turismo, atual administrador da unidade hoteleira Quintinha de São João e da Casa do Turista, famosa loja do bordado da Madeira; e António Pestana, emigrante no Reino Unido e empresário do setor da construção.

O debate terá a participação do diretor executivo do Millennium bcp, Rui Teixeira, da partner da PwC, Rosa Areiras, do administrador da Douro Azul, Mário Ferreira e da criadora de moda Fátima Lopes, e será moderado pelos jornalistas Júlio Magalhães, do Porto Canal e Cesário Camacho, da RTP Madeira.

Após a sessão, segue-se o jantar de gala no hotel Pestana Casino Park, com a presença de inúmeros empresários e entidades oficiais, e que contará, pela primeira vez, com a presença do Primeiro Ministro, António Costa.

 

Torneio de Golfe 600 anos da Descoberta da Madeira

Ainda no âmbito do Dia do Empresário Madeirense, realiza-se, a 20 de maio, no Clube de Golfe do Santo da Serra, o Torneio de Golfe 600 anos da Madeira, um evento integrado nas comemorações da Descoberta da Madeira e do Porto Santo, que terá a presença de uma centena de adeptos desta modalidade desportiva, muitos provenientes do território nacional.

Este Torneio, que se realiza pela primeira vez na Madeira, será organizado pela SGF – Sociedade Gestora de Fundos e pela ACIF-CCIM, com o apoio da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, e integrará o Circuito Nacional da AEP – Associação Empresarial de Portugal.

Dada a dimensão nacional que este evento encerra, e sendo o golfe um desporto com alguma tradição na Madeira, o que potencia a vinda de um número considerável de turistas, a ACIF-CCIM aproveitará a ocasião para promover o destino Madeira, enquanto destino de golfe com excelentes condições para a prática desta modalidade desportiva, quer na ilha da Madeira, que neste momento possui dois campos de golfe, quer na ilha do Porto Santo.