A Secretária Geral da CIP, Carla Sequeira, participou, no dia 12 de setembro, no seminário “O Futuro da Cooperação Global? Sector Privado e Inovação na Agenda 2030”.

No decorrer dos trabalhos foram apresentados os  resultados do Projeto Business4SDGs, financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e pela Fundação Calouste Gulbenkian, e foi feito um balanço do que já foi realizado. Seguiu-se o debate, que contou com a intervenção da Secretária Geral da CIP, e que apontou pistas para futuros desenvolvimentos do projeto.

O Projeto Business4SDGs procura explorar o papel do setor privado enquanto parceiro crucial na elaboração e execução de programas e projetos de cooperação para o desenvolvimento. O papel do setor privado tem vindo ganhar peso como um parceiro crucial para cumprir a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, dando seguimento às recomendações do Forum de Busan para a Eficácia da Ajuda em 2011 e da Conferência Internacional sobre o Financiamento para o Desenvolvimento de 2015.

O objetivo principal deste projeto é contribuir para o debate sobre inovação para o desenvolvimento no seio dos vários atores da cooperação Portuguesa. Em termos de objetivos específicos, o projeto quer promover e criar parcerias entre os vários públicos, envolvendo em particular o setor privado, que levem ao desenho e implementação de programas inovadores no quadro da cooperação internacional.