Conselho da Saúde reúne com Secretário de Estado da Indústria

  Categoria: Destaque, Notícias

2017-03-13_reuniao-joao-vasconcelos

O Conselho Estratégico Nacional da Saúde reuniu com o Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, no 13 de março de 2017, na sede da CIP.

O Presidente do Conselho Estratégico, João Almeida Lopes, vincou, na sua intervenção, dois vetores:

  • o reconhecimento da importância do setor da saúde na economia nacional;
  • a necessidade de este setor ter tutela conjunta (Saúde e Economia).

João Vasconcelos, para além de ter transmitido a perceção do setor da saúde como setor de grande relevo e com espaço para progredir ainda mais, atribuiu grande importância, quer à existência deste Conselho, quer a este encontro em particular, e demonstrou abertura para colaboração futura, embora salvaguardando a necessidade de não se imiscuir na esfera de competências do Ministério da Saúde.

Houve ainda espaço para os membros do Conselho darem a conhecer os seus subsetores e de apresentar as suas preocupações, tendo o Secretário de Estado solicitado que lhe fizessem chegar um documento com os principais obstáculos à atividade/competitividade das empresas, por forma a melhor interagir com outros Membros do Governo, no sentido de analisar constrangimentos que possam ser eliminados ou minimizados e, assim, contribuir para a dinamização do setor.

dsc00878      dsc00880

Este encontro foi precedido da 26.ª reunião do Conselho Estratégico Nacional da Saúde, que teve lugar no dia 6 de março.

Esta reunião ficou marcada por dois assuntos:

  • a preparação da reunião com o Secretário de Estado da Indústria;
  • a análise do evento “O futuro do financiamento da saúde em Portugal”, um encontro promovido pelas Ordens Profissionais da Saúde – Ordem dos Médicos, Ordem dos Médicos Dentistas, Ordem dos Enfermeiros, Ordem dos Farmacêuticos, Ordem dos Psicólogos e Ordem dos Nutricionistas -, e que teve lugar no dia 04 de março, na Fundação Calouste Gulbenkian. Sobre este evento, foi salientada a intervenção do Presidente da República (que encerrou o encontro), que coincidiu com o que tem sido falado no Conselho Estratégico da CIP.

Por fim, João Almeida Lopes, representante da APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, aproveitou esta reunião para informar o Conselho Estratégico Nacional da Saúde de que foi reconduzido como Presidente do mesmo na reunião do Conselho Geral da CIP de 02 de março de 2017.

 

Partilhar...Email this to someoneTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on LinkedIn