O Conselho Estratégico Nacional da Saúde reuniu com o Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, no 13 de março de 2017, na sede da CIP.

O Presidente do Conselho Estratégico, João Almeida Lopes, vincou, na sua intervenção, dois vetores:

  • o reconhecimento da importância do setor da saúde na economia nacional;
  • a necessidade de este setor ter tutela conjunta (Saúde e Economia).

João Vasconcelos, para além de ter transmitido a perceção do setor da saúde como setor de grande relevo e com espaço para progredir ainda mais, atribuiu grande importância, quer à existência deste Conselho, quer a este encontro em particular, e demonstrou abertura para colaboração futura, embora salvaguardando a necessidade de não se imiscuir na esfera de competências do Ministério da Saúde.

Houve ainda espaço para os membros do Conselho darem a conhecer os seus subsetores e de apresentar as suas preocupações, tendo o Secretário de Estado solicitado que lhe fizessem chegar um documento com os principais obstáculos à atividade/competitividade das empresas, por forma a melhor interagir com outros Membros do Governo, no sentido de analisar constrangimentos que possam ser eliminados ou minimizados e, assim, contribuir para a dinamização do setor.

dsc00878      dsc00880

Este encontro foi precedido da 26.ª reunião do Conselho Estratégico Nacional da Saúde, que teve lugar no dia 6 de março.

Esta reunião ficou marcada por dois assuntos:

  • a preparação da reunião com o Secretário de Estado da Indústria;
  • a análise do evento “O futuro do financiamento da saúde em Portugal”, um encontro promovido pelas Ordens Profissionais da Saúde – Ordem dos Médicos, Ordem dos Médicos Dentistas, Ordem dos Enfermeiros, Ordem dos Farmacêuticos, Ordem dos Psicólogos e Ordem dos Nutricionistas -, e que teve lugar no dia 04 de março, na Fundação Calouste Gulbenkian. Sobre este evento, foi salientada a intervenção do Presidente da República (que encerrou o encontro), que coincidiu com o que tem sido falado no Conselho Estratégico da CIP.

Por fim, João Almeida Lopes, representante da APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, aproveitou esta reunião para informar o Conselho Estratégico Nacional da Saúde de que foi reconduzido como Presidente do mesmo na reunião do Conselho Geral da CIP de 02 de março de 2017.

POISE_PT2020_FSE_Bom