Conferência “Orçamento de Estado 2019” – ORADORES

banner_1431x350px-27-08-2018

PROGRAMA     |     INSCRIÇÕES     |     ORADORES     |     FOTOS

antonio-saraiva

ANTÓNIO SARAIVA – intervenção
António Manuel Frade Saraiva nasceu em novembro de 1953, é Presidente do Conselho de Administração da Metalúrgica Luso-Italiana e Administrador não executivo na COMPTA.

Foi Presidente da Direção da Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP) e é Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal desde 2010.
Exerce funções de vogal do Conselho Estratégico da SOFID, é Membro do Comité de Controlo Interno da SPGM, Membro do Conselho Geral Estratégico da Universidade Lusófona, Membro do Conselho de Escola do ISCSP e Membro do Conselho de Curadores do ISCTE.
É Comendador da Ordem do Infante.

 

pedro-capucho_portal

PEDRO CAPUCHO – intervenção
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto, pós-graduado em Estudos Europeus pelo Colégio da Europa (Bruges) e mestre em Economia Europeia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Lecionou na Faculdade de Economia do Porto e no Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais.
Trabalhou na AEP – Associação Empresarial de Portugal, onde desempenhou o cargo de Diretor do Gabinete de Estudos.
É Diretor Coordenador do Departamento de Assuntos Económicos da CIP – Confederação Empresarial de Portugal desde 2011.

 

joao costa pinto2

JOÃO COSTA PINTO
Licenciado em Economia, pela Faculdade de Economia do Porto; Professor Convidado do Instituto Superior de Economia: Moeda e Política Monetária; Instituto de Economia e Gestão: Banca e Mercados Monetários; Instituto do Trabalho e da Empresa: Economia Portuguesa e Universidade Católica (Porto): Euro e União Monetária.
No Banco de Portugal foi Diretor do Departamento de Estrangeiro; Administrador; Vice-Governador; Consultor da Administração. Foi consultor do Banco Mundial em 1985. Presidente do Banco Nacional Ultramarino. Presidente do Banco Comércio e Indústria – Grupo Santander. Presidente Executivo do Grupo Crédito Agrícola. Como Vice-Governador, representou o Banco de Portugal no Comité Monetário em Bruxelas e no Comité de Vice -Governadores em Frankfurt. Foi nomeado pelo Presidente da República para Membro do Governo de Macau tendo sido responsável pela Área de Economia e Finanças.

 

oscar-gaspar

ÓSCAR GASPAR
Licenciado em Economia pela UPorto. Pós –graduação em gestão pública pela UAveiro. Trabalhou na banca, foi assessor do Grupo Parlamentar do PS e assessor e chefe de gabinete do SE Adjunto e do Orçamento. Foi Membro do Conselho de Fiscalização do IGFCSS e Administrador da Metro-Mondego. Trabalhou na Iberdrola e foi Assessor Económico do Primeiro-Ministro de 2005 a 2009 e Secretário de Estado da Saúde de 2009 a 2011. De 2011 a setembro de 2014 foi assessor económico do Secretário-Geral do PS. Trabalhou na MSD Portugal até agosto de 2016.

Atualmente é Presidente executivo da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, membro da Direção da CIP  e Vice Presidente do Conselho estratégico Nacional de Saúde da CIP. Pertence aos Conselhos Consultivos da Entidade Reguladora da Saúde e do Instituto de Higiene e Medicina Tropical e ao Conselho de Especialidade de Economia Política da Ordem dos Economistas e é membro do Conselho Fiscal do Health Cluster de Portugal.

 

tiago-caiado-guerreiro

TIAGO CAIADO GUERREIRO
Tiago Caiado Guerreiro é Sócio na Caiado Guerreiro, liderando o departamento fiscal. Está inscrito como Árbitro Tributário no Centro de Arbitragem Administrativa e coordena o Grupo de Trabalho de “Fiscalidade e Competitividade Empresarial” no Conselho da Indústria Portuguesa.

É professor convidado no Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG, lecionando a disciplina de Fiscalidade das Instituições Financeiras da Pós-Graduação em Gestão de Bancos e Seguradoras.
Tem uma forte presença nos media portugueses, sendo comentador regular em vários programas televisivos.

 

vitor-bento_portal

VÍTOR BENTO
Chairman do Grupo SIBS, Economista, membro do Conselho Consultivo da Universidade Católica Portuguesa e membro da Direção da PWN-Lisbon

 

antonio-costa_eco-002

ANTÓNIO COSTA
António Costa é ‘publisher’ do jornal económico digital ECO e tem um longo percurso profissional ligado ao jornalismo financeiro. Jornalista desde 1992, passou por vários meios de comunicação social entre os quais o Jornal de Notícias, Expresso ou o Sol. Foi diretor adjunto de informação da Agência Lusa e diretor do Diário Económico. Ao mesmo tempo, António Costa tem sido comentador residente em diversas rádios e televisões, sendo atualmente comentador na TVI.

 

manuel-caldeira-cabral_portal

MANUEL CALDEIRA CABRAL
Ministro da Economia