Apresentação do estudo BREXIT | ORADORES

brexit_1431x3502

PROGRAMA     |     INSCRIÇÕES     |     ORADORES     |     FOTOS     |     ESTUDO

jal_portal-cip

JOÃO ALMEIDA LOPES
Presidente da Direcção da APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, desde 2007, e Director-Geral e Presidente do Grupo Medinfar desde 1990.
Em Março de 2017 foi eleito Vice-Presidente da Direcção do Health Cluster Portugal – Pólo de Competitividade da Saúde.
Desde Abril de 2014 tem desempenhado as funções de Vice-Presidente da Direcção e do Conselho Geral da CIP, onde tem dinamizado a actividade do Conselho Estratégico Nacional da Saúde.
Entre 1996 e 2011 foi Vice-Presidente e Presidente da Direcção do IBET – Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica e, desde 2008, desempenha o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Genibet Biopharmaceuticals, S.A..
Licenciado em Finanças pelo Instituto Superior de Economia, em Lisboa, em 1973, João Almeida Lopes assumiu ainda as funções de Controller de Projectos no GAS – Gabinete da Área de Sines, de Auditor Interno nos CTT, de Auditor Interno e responsável do Departamento Financeiro de Sines na CNP – Companhia Nacional de Petroquímica, E.P. e de Director-Geral do Laboratório Farmofer, S.A.

 

chris-sainty-v-quadrada

CHRIS SAINTY
Embaixador Britânico em Portugal

 

joao-de-vallera-v-quadrada

JOÃO DE VALLERA
Embaixador, Coordenador Brexit no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Portugal

 

augusto-mateus_portal-cip

AUGUSTO MATEUS – apresentação do estudo aqui
Atualmente lidera a unidade EY-AM&A na parceria estratégica recentemente efetuada com a EY; Foi Chairman e Presidente não executivo da Sociedade de Consultores Augusto Mateus & Associados, da qual foi fundador (1998) e seu Presidente Executivo até 2015. É licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (ISCEF), da Universidade Técnica de Lisboa e pós-graduado pela Universidade de Paris X em Economia Internacional e Economia dos Recursos Humanos.
Professor Catedrático convidado do ISEG, onde lecionou entre 1972 e 2014, com responsabilidades docentes na área da Política Económica e Política Industrial e Competitividade, ao nível das licenciaturas e dos mestrados. Professor em Mestrados e cursos de pós graduação, no quadro de colaborações com outras instituições de ensino superior em Portugal e no estrangeiro.
Consultor de várias instituições e agências, nacionais e internacionais, e editor e membro de diversos conselhos editoriais de publicações técnicas especializadas, nacionais e estrangeiras, possui obra relevante obra relevante nos domínios da política económica, da política industrial e competitividade, da análise de conjuntura, da economia internacional, europeia e portuguesa, entre outros.
Exerceu os cargos de Secretário de Estado da Indústria e de Ministro da Economia entre 1995 e 1997.
Investigador e coordenador de múltiplos estudos nas áreas da prospetiva e análise macroeconómica, I&D e inovação, competitividade e estratégias empresariais, regiões, política de cidades e estratégias territoriais, infraestruturas, estratégias de eficiência coletiva, consumo, concorrência e distribuição, gestão pública e avaliação de programas e políticas públicas. Destacam-se enquanto áreas de experiência setorial relevantes: têxtil, vestuário e calçado, metalurgia e metalomecânica, automóvel, cultura e economia criativa, consumo e distribuição, saúde e indústria farmacêutica, habitat (cerâmica, construção, mobiliário).

 

vitor-escaria_portal-cip

VÍTOR ESCÁRIA – – apresentação do estudo aqui
Economista.
Professor Auxiliar do Departamento de Economia do ISEG – Lisbon School of Economics and Management da Universidade de Lisboa.
Consultor ou coordenador de diversos projetos desenvolvidos para entidades públicas e privadas, em Portugal e no estrangeiro.
Doutorado em Economia, em 2004, pelo Department of Economics and Related Studies, University of York, Reino Unido. Mestre em Economia Monetária e Financeira e Licenciado em Economia, pela Universidade Técnica de Lisboa – Instituto Superior de Economia e Gestão, em 1997 e 1994, respetivamente.
Assessor Económico do Gabinete do Primeiro-Ministro dos XVII, XVIII e XXI Governos constitucionais.
Nasceu em 1971.

 

jose-coutov-quadrada

JOSÉ COUTO
Presidente da Mobinov – Cluster Automóvel

 

lm_quadrada

LUÍS MESQUITA DIAS
Licenciado em Economia no ISCEF ( atual ISEG) em 1974, e após 5 anos numa empresa familiar na área da Navegação Comercial, entrou para a Unilever em 1979 como Management Trainee.
Durante 30 anos trabalhou em Portugal , Bélgica, Tailândia e Espanha, inicialmente na área de Marketing e nos últimos 20 anos em funções de Direção Geral e de CEO.
No final de 2009 assumiu a Direção da Vitacress Ao longo deste percurso desempenhou várias funções na área associativa tendo sido Presidente da FIPA, Presidente das Associações Portuguesa e Europeia de Margarinas e Presidente da Assembleia Geral da Portugal Fresh.
Presentemente tem a Presidência da Assembleia Geral da Agrotejo , é Presidente do Conselho Fiscal do IBET , vice -Presidente da Portugal Fresh e membro dos Conselhos de Administração da Centromarca e da AH ( Associação de Horto-Fruti- Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur) bem como membro não médico da Direção da Fundação Portuguesa de Cardiologia e da Centromarca.

 

oscar-gaspar

ÓSCAR GASPAR
Licenciado em Economia pela UPorto. Pós –graduação em gestão pública pela UAveiro. Trabalhou na banca, foi assessor do Grupo Parlamentar do PS e assessor e chefe de gabinete do SE Adjunto e do Orçamento. Foi Membro do Conselho de Fiscalização do IGFCSS e Administrador da Metro-Mondego. Trabalhou na Iberdrola e foi Assessor Económico do Primeiro-Ministro de 2005 a 2009 e Secretário de Estado da Saúde de 2009 a 2011. De 2011 a setembro de 2014 foi assessor económico do Secretário-Geral do PS. Trabalhou na MSD Portugal até agosto de 2016.

Atualmente é Presidente executivo da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, membro da Direção da CIP  e Vice Presidente do Conselho estratégico Nacional de Saúde da CIP. Pertence aos Conselhos Consultivos da Entidade Reguladora da Saúde e do Instituto de Higiene e Medicina Tropical e ao Conselho de Especialidade de Economia Política da Ordem dos Economistas e é membro do Conselho Fiscal do Health Cluster de Portugal.

 

paulo-melo-v-quadrada

PAULO MELO

Paulo Pereira Mendes Teixeira de Melo 54 anos, natural de Guimarães. Licenciado em Economia. Formação e especialização na área de classificação dos vários tipos de algodão pela USDA – United States Department of Agriculture. Trabalha no Grupo Têxtil Somelos desde 1990. O Grupo Somelos é composto por um conjunto de 13 empresas. É um dos grupos mais respeitados e importantes a nível europeu e internacional. A atividade do grupo está enquadrada nos subsetores de fiação, tecelagem, tinturaria, acabamentos e confecção em nichos de mercado com muito valor acrescentado e com uma forte componente de Inovação, Moda e Design nos seus produtos, assim como, no ramo da construção e serviços na área industrial e na produção de energia elétrica. Desde a década de 90 esteve na Direção da ATP tendo, a partir de 2009, desempenhado funções de Vice-Presidente da ATP. Presidente da ATP desde 2016.

 

Vitor Neto

VÍTOR NETO
– Empresário e Gestor
– Presidente do Grupo Empresarial «Teófilo Fontainhas Neto» (indústria, distribuição, turismo) fundado no Algarve em 1940
– Presidente do NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve
– Vice-Presidente da AIP/CCI– Associação Industrial Portuguesa
– Membro da Direção da CIP – Confederação Empresarial de Portugal
– Presidente da Comissão Organizadora da Bolsa de Turismo de Lisboa
– Presidente do Conselho Geral da Universidade do Algarve
– Exerceu o cargo de Secretario de Estado do Turismo nos XIII e XIV Governos Constitucionais entre novembro de 1997 e abril de 2002
– Foi condecorado pelo Presidente da República (2005) com a Ordem do Infante D. Henrique, Grau Grande Oficial
– Publicou um livro sobre Turismo: «Portugal/Turismo-Relatório Urgente»

 

antonio-saraiva

ANTÓNIO SARAIVA – intervenção aqui
António Manuel Frade Saraiva nasceu em novembro de 1953, é Presidente do Conselho de Administração da Metalúrgica Luso-Italiana e Administrador não executivo na COMPTA.

Foi Presidente da Direção da Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP) e é Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal desde 2010.
Exerce funções de vogal do Conselho Estratégico da SOFID, é Membro do Comité de Controlo Interno da SPGM, Membro do Conselho Geral Estratégico da Universidade Lusófona, Membro do Conselho de Escola do ISCSP e Membro do Conselho de Curadores do ISCTE.
É Comendador da Ordem do Infante.

 

augusto-santos-silva_portal-cip

AUGUSTO SANTOS SILVA
Ministro dos Negócios Estrangeiros

AAA

POISE_PT2020_FSE_Bom