Local: Museu da Eletricidade, Lisboa

Hora: 11h00

banner_1431x350px

A CIP – Confederação Empresarial de Portugal vai apresentar o mais completo estudo feito em Portugal sobre o impacto da automação no futuro do trabalho, na conferência sobre “O Futuro do Trabalho em Portugal”, que se realizará a 17 de janeiro, no Museu da Electricidade, em Lisboa.

O estudo foi elaborado em parceria com o McKinsey Global Institute e a Nova School of Business and Economics e mede o potencial de automação da economia portuguesa até 2030.

Aponta, também, os principais desafios que se colocam no processo de transição para o digital e os efeitos nas competências e salários dos trabalhadores. Neste estudo, foram analisadas 800 ocupações e 2.000 tarefas desempenhadas em diversos setores; foram identificadas 18 competências de base necessárias para o desempenho de qualquer posição e qual a capacidade de automação de cada uma delas.

“Os desafios colocados pelo desenvolvimento tecnológico a trabalhadores e empresas são reconhecidos como determinantes para o futuro comum, comprovando-o o facto de a Organização Internacional do Trabalho, por exemplo, ter definido como tema do seu centenário o ‘Futuro do Trabalho’”, afirma o presidente da CIP, António Saraiva.

“A CIP tem participado ativamente neste debate e na promoção do estudo dos efeitos, imediatos e futuros, dos processos de digitalização e da globalização da economia no trabalho e nos processos produtivos. É neste quadro que se realiza esta iniciativa, a mais relevante sobre esta problemática a ter lugar em Portugal”, acrescenta.

A conferência “O Futuro do Trabalho em Portugal” conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e é patrocinada pela Apifarma – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, pela EDP – Energias de Portugal, pelo ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade e pela Delta Cafés.

Programa